Arte, Educação e Cidadania

O Programa Arte, Educação e Cidadania, consiste no oferecimento de cursos gratuitos de: capoeira, dança, dança de salão, desenho e pintura, escolinha de futebol, hidroginástica e musculação, informática, natação, teatro e violão, para um público dividido em três grupos, crianças e jovens de escolas da rede pública de Barra do Piraí e Valença, grupos da terceira idade e turmas abertas para o público livre da comunidade local. O público-alvo é o jovem e o idoso, pois acredita que unir diferentes gerações em um mesmo conjunto de ações é um desafio muito interessante. O objetivo principal é habilitar e capacitar alunos através de formas de expressão subjetiva – estética, corporal, musical e intelectual – para novos caminhos de inserção e participação social. O Programa, oferece anualmente mais de 500 vagas à comunidade externa, distribuídas entre os cursos e oficinas.

Como os cursos funcionam?

A partir da divisão do público entre escolas da rede pública, grupos da comunidade e terceira idade, os cursos, na maioria das vezes, se dividem de acordo com a procedência dos alunos. Atendemos, desde 2008, um total de doze instituições públicas de ensino. Às turmas formadas por alunos das escolas oferecemos o transporte, e as aulas acontecem uma vez por semana com duas horas de duração. As turmas da comunidade têm um horário mais flexível com aulas mais longas e mais curtas.

Dentro da proposta do Programa, todos os cursos devem elaborar um trabalho final, envolvendo a temática do projeto. Assim, prevemos para o primeiro semestre o aprendizado das modalidades, e no segundo o início do trabalho com o tema. Todos os trabalhos são apresentados em um grande evento final, a “Mostra Arte, Educação e Cidadania”, quando organizamos o encontro das famílias, representantes das escolas e o público em geral.

Como os cursos funcionam?

- Capoeira, o curso acontece desde 2011 e atende gratuitamente alunos de escolas da rede pública de Valença. A proposta associa o esporte com o desempenho escolar, aplica os saberes e valores da prática cultural de matriz africana no trabalho em grupo.

- Dança e Dança de Salão, o curso acontece desde 2008 e é oferecido para crianças e jovens de escolas da rede pública de Barra do Piraí e Valença. Também tem horário específico para adultos e idosos. As aulas buscam estimular o senso rítmico, consciência corporal, harmonia e um espaço de socialização, aprendizado e diversão.

- Desenho e Pintura, o curso acontece desde 2008, atende gratuitamente e fornece todos os materiais para alunos de escolas da rede pública de Barra do Piraí. Capacita os alunos a partir de técnicas de desenho e pintura. Promove um diálogo entre as artes plásticas e as demais linguagens, estabelecendo construções por meios de referenciais estéticos que visam trabalhar a autoestima dentro da realidade dos alunos.

- Escolinha de Futebol, acontece desde 2010 através de uma parceria com escolas da rede pública de Barra do Piraí e com o NASCSF – Núcleo de Apoio Comunitário de São Francisco. São oferecidas aulas para crianças e jovens, meninos e meninas. Os treinos acontecem no campo do Complexo Poliesportivo do UGB/FERP e no campo da comunidade de São Francisco, bairro de Valença próximo ao campus UGB de Barra do Piraí.

- Hidroginástica e Musculação, atividade acontece desde 2011 e é direcionada para o público da terceira idade de Barra do Piraí e Valença. As aulas visam melhorar o condicionamento físico geral e o bem estar físico e mental, promovendo a inclusão social e a melhora da qualidade de vida.

- Informática, o curso de informática é oferecido desde 2008 para escolas da rede pública de Barra do Piraí e Valença, para a comunidade local e para grupos da terceira idade. Além dos conteúdos formais da informática básica, capacitamos os alunos para trabalhos criativos na internet e noções básicas de manutenção técnica. A terceira idade aprende conteúdos mais práticos, como o uso de câmeras fotográficas digitais, e-mails e redes sociais.

- Natação, o curso de natação acontece desde 2011 e atende pessoas da comunidade em geral, temos turmas de “boinhas”, crianças com menos de 4 anos; crianças e adolescentes; adultos e idosos. As aulas capacitam quanto à educação preventiva de afogamentos e visam a prática esportiva aquática como meio de inclusão social e desenvolvimento físico e mental.

- Teatro, o curso acontece desde 2008 e é direcionado para jovens e idosos. Oferece uma formação através de técnicas de interpretação e da arte educação, utiliza o espaço do teatro do Centro Cultural. Promove peças que tem o objetivo de informar e divertir o público infantil, jovem e da terceira idade.

- Violão, o curso acontece desde 2009 e é oferecido para alunos de escolas da rede pública de Barra do Piraí e Valença e da comunidade. Introduz à musicalização e desenvolve noções de ritmos e a leitura de partituras, estimula pesquisa e promove apresentações temáticas.