Revista episteme - ISSN 2236-2649

Apresentação

A revista Episteme Transversalis nasceu do desejo do Centro Universitário Geraldo Di Biase de apoiar e investir em ações de pesquisa e produção de conhecimento em consonância com o seu lema que é o "compromisso com a transformação social".

Tem como objetivo principal refletir sobre as questões educacionais de nosso tempo a partir de assuntos relacionados à sala de aula, práticas pedagógicas, Ciência, tecnologia e educação, legislação, meio ambiente e metodologias de ensino.

Como uma Instituição de Ensino Superior marcada pela tradição e compromisso com a educação fazemos uso do pensamento do educador brasileiro Paulo Freire que traduz também a nossa fé nas pessoas e na Educação: "A Educação não transforma o mundo. A Educação muda as pessoas. As Pessoas transformam o mundo".

Agradecemos os colaboradores e todos aqueles que nos ajudaram a transformar o que era apenas um projeto numa realização.

 

Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis


Conselho

EPISTEME TRANSVERSALIS


Conselho Consultivo 

Ana Flávia L. M. Gerhardt (UFRJ); Antonio Marcelo Jackson F. da Silva(UFOP); Darcilia M. P. Simões (UERJ); José D’Assunção (UFRRJ); Márcia Amira F. do Amaral (IFRJ); Mauro Sérgio C. S. Lima (UFPI).

Conselho Editorial

Júlio César Sobral Pinto Dias, Andréa Auad Moreira; Clifford Neves Pinto; Elizabeth Nair Duarte Salgado Soares; Luiza Angélica Paschoeto Guimarães; Maria Cristina T. de M. Danelon


Normas para publicação

Os autores devem enviar seus artigos dentro da temática estabelecida na chamada do edital para a qual estão submetendo seu trabalho. O artigo deve ser elaborado dentro do modelo de publicação e normas de formatação definidas pelo conselho editorial.


Expediente

EPISTEME TRANSVERSALIS

Periódico interdisciplinar do UGB - Centro Universitário Geraldo Di Biase – Eixo temático deste número: "Biomedicina em Foco"


Chanceler: Geraldo Di Biase (in memorian) Reitor: Geraldo Di Biase Filho Pró-Reitor de Assuntos Acadêmicos: Elisa Ferreira Silva de Alcantara  Pró-Reitor Administrativo: Osvaldir Geraldo Denadai Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Extensão: Francisco Jose Barcellos Sampaio

Conselho Consultivo: Ana Flávia L. M. Gerhardt (UFRJ); Antonio Marcelo Jackson F. da Silva(UFOP); Darcilia M. P. Simões (UERJ); José D’Assunção (UFRRJ); Márcia Amira F. do Amaral (IFRJ); Mauro Sérgio C. S. Lima (UFPI).

Conselho Editorial: Júlio César Sobral Pinto Dias, Andréa Auad Moreira; Clifford Neves Pinto; Elizabeth Nair Duarte Salgado Soares; Luiza Angélica Paschoeto Guimarães; Maria Cristina T. de M. Danelon

Comissão Editorial: Elisa Alcantara; Osvaldir Geraldo Denadai, Luiza Angélica Paschoeto Guimarães.

Revisores: Luiza Angélica Paschoeto Guimarães, Fernanda Monte Lima e Fabiana Maria Custódio

Capa: Ascanio Guimarães Ribeiro


Editoração Gráfica: Ascanio Guimarães Ribeiro

ISSN 2236-2649

Endereço: Rua Deputado Geraldo Di Biase, 81 - Aterrado - Volta Redonda/RJ - Brasil.

Telefone: 3345-1700 Ramais: 1772 e 1753

Página: www.ugb.edu.br/revista-episteme-transversalis


V. 9, N. 2, 2015.Eixo temático: Biomedicina em Foco


O Centro Universitário Geraldo Di Biase tem o prazer em disponibilizar ao público a mais nova edição da Revista Episteme Transversalis, que desde seu primeiro volume vem divulgando as pesquisas e produções acadêmicas realizadas em diferentes áreas do conhecimento sobre as quais seus cursos de graduação e de pós-graduação estão alicerçados.


Neste número, sob o tema “Biomedicina em foco”, a Revista Episteme Transversalis reuniu sete artigos científicos que envolveram estudos relativos à saúde e nutrição; dados epidemiológicos, desenvolvimento de novos fármacos e tratamentos para a cura de doenças; contaminação e controle em alimentos que ameaçam à saúde pública; e a utilização de substâncias no tratamento estético.


Os assuntos abordados nestes artigos científicos reforçam o compromisso do UGB com a transformação social, porque possibilitam ao leitor refletir sobre alguns problemas relativos à saúde humana que envolvem o seu cotidiano.


Aproveitamos a oportunidade para agradecer aos colaboradores e todos aqueles que contribuíram para a consecução de mais um dos projetos de sucesso realizados pelo UGB.


Boa leitura!


Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis

V. 8, N. 1, 2015.Eixo temático: Ensino e Pesquisa na Engenharia


"Ensino e Pesquisa na Engenharia: um percurso necessário" é o título desta edição da Revista Episteme Transversalis, que apresenta a produção de alguns professores dos cursos de Engenharia do UGB/FERP.


O UGB/FERP possui uma grande tradição no ensino das engenharias, sendo que o primeiro curso de engenharia Civil no UGB/FERP foi autorizado a funcionar pelo Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro no final de 1968. Atualmente oferece cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Mecânica nos campi Barra do Piraí, Nova Iguaçu e Volta Redonda. Vale ressaltar que todos os cursos são reconhecidos e com bons desempenhos nas avaliações e exames oficiais.


A engenharia é indispensável na construção e desenvolvimento de qualquer país, especialmente levando-se em consideração as dimensões, carências e necessidades que o Brasil apresenta. Assim, os temas abordados nesta edição levam em consideração diversos aspectos em que a engenharia se faz presente, como:

- a construção sustentável, necessária para manutenção do meio ambiente, com os artigos: A construção Modular com Utilização de Painéis EPS, Produção de Tijolos Ecológicos no UGB, Reuso Predial de Águas de Chuva Aplicados em um Edifício Residencial no Município do Rio de Janeiro e Aproveitamento de Águas Pluviais em uma Residência no Município de Nova Iguaçu.

- o estudo de materiais, com os artigos: Estudo de Viabilidade Técnica de Automatização da Caracterização Microestrutural de Ferro Fundido Nodular numa Fundição do Interior do Rio de Janeiro e Estudo dos Critérios de Falhas em Flexão em Compósitos PPS/Fibras de Carbono Utilizando Elementos Finitos.

- o uso de ferramentas ou técnicas para facilitar o aprendizado, com os artigos: O Saber Prático: Uma Proposta para Contribuir com a Formação do Engenheiro de Produção e Propostas Computacionais para o Ensino de Mecânica Vetorial: Materiais Potencialmente Significativos.


Que a leitura desta edição contribua para reflexão, ampliação dos conhecimentos e provocação a novas proposições.


Boa leitura!


Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis