03/04/2019

A professora Aza Njeri, que leciona no campus Nova Iguaçu, foi destaque em recente matéria publicada pelo portal Yahoo! Junto com outras personalidades brasileiras, ela participou da entrevista que abordou o tema “Mulheres negras revelam estratégias de luta e contestam privilégio das brancas”.

Aza Njeri, doutora em Literaturas Africanas, poeta e crítica teatral, também é mulherista africana e explica que não há antagonismo com o feminismo, mas que, mesmo algumas pautas sendo as mesmas, há diferença nos eixos civilizatórios. Isso é, o feminismo é uma teoria eurocentrada, com origem em paradigmas de mulheres europeias brancas; enquanto o mulherismo é um movimento afrocentrado criado por mulheres negras que tem como modelo uma sociedade matriarcal.

Aza acredita que apenas pensamentos que têm origem na África e na afrodiáspora podem dar conta de maneira estrutural dos problemas do povo negro. “Todas as demais movimentações que não partam do seio da comunidade ou intelectualidade negra (a partir de sua experiência, vivência e sensibilidade) agem como paliativas à nossa situação”, diz Aza.

A matéria completa pode ser acessada no link https://br.vida-estilo.yahoo.com/feminismo-negro-contesta-privilegio-das-mulheres-brancas-e-gente-precisa-entender-220855392.html.