04/06/2021

Bananal é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Por conta disso, a cidade tem direito a uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Com cerca de 11 mil habitantes, o município recebe turistas de diversas regiões, impulsionando o turismo local. Com o crescimento dessa demanda, porém, é preciso oferecer estrutura a esses visitantes, além, é claro, de mão de obra qualificada para recebê-los da melhor maneira possível, seja nos hotéis, pousadas, restaurantes, comércio, prestação de serviços, entre outros.

Para preencher essa lacuna, no início deste ano o Centro Universitário Gerado Di Biase (UGB-FERP) inaugurou um polo de Educação a Distância (EAD) na cidade, oferecendo uma oportunidade para não só para os moradores, mas também aos visitantes, de conhecerem e iniciarem um curso superior de qualidade, com preço acessível.

Gestor do polo EAD, que funciona na Escola Learning Is Fun, Pedro Grande destaca o potencial da cidade. “Temos grandes atrativos. Com toda certeza, a Serra da Bocaina hoje atrai muita gente por causa de toda a sua natureza. Tem também os esportes radicais, as cachoeiras, tem muitas pessoas que são atraídas para serra”, elenca.

Segundo ele, a região recebe turistas de diversas cidades e estados. “Nós temos aqui um público muito grande, que é formado pelos ciclistas. Eles vêm pedalando de Barra Mansa, de Volta Redonda, daqui da região e acaba visitando Bananal. Mas nós temos também muitos turistas que vêm das capitais, como Rio de Janeiro e Paulo”, completa.

Por conta dessa demanda, que vem aumentando, Pedro acredita que se torna necessária a especialização para administrar os diferentes negócios. “Aqui em Bananal falta, de fato, esse comprometimento de mão de obra. A abertura do polo EAD é uma oportunidade que as pessoas têm de estudar e se qualificar para entrar no mercado de trabalho. É uma grande oportunidade”, frisa Pedro.