11/09/2018

O campus Barra do Piraí sediou de 3 a 6 de setembro a 10ª Semana Acadêmica do curso de Educação Física, que este ano teve como tema “Pesquisar para Avançar”. A semana contou com uma agenda repleta de atividades, como fórum, palestras, oficinas e jogos pedagógicos.

Um dos pontos altos da semana acadêmica foi no dia 4, quando a instituição recebeu a visita do professor Sidney Gonçalves Freitas, o mestre Hulk, pós-graduado em Gestão de Projetos Sociais e Vilas Olímpicas e Capoeirista. Ele estava acompanhado da professora Amanda Elias, a Morena, professora de Educação Física e monitora da Associação de Capoeira Engenho, e do professor Rômulo Spala, árbitro da Federação de Capoeira do Rio de Janeiro (FECARJ).

Mestre Hulk iniciou as atividades com uma palestra no Centro Cultural., Em seguida, ele seguiu com alunos e professores para o ginásio, onde realizou um treinamento prático com o grupo. Após as atividades, o capoeirista elogiou a receptividade dos professores e alunos. “Foi um momento maravilhoso. Posso dizer que eu mais aprendi do que ensinei. Foi um momento histórico e os alunos de Educação física estão de parabéns”, afirmou o mestre.

Para a aluna Natália Jacinta de Souza, foi uma experiência bastante proveitosa. “Achei muito bom. Nunca tinha vivenciado uma atividade com capoeira e vi que é uma atividade muito para a saúde e para o desempenho. Foi uma experiência muito boa”, disse a acadêmica.

Coordenador do curso, o professor Guilherme Costa destacou a importância do evento deste ano. “Essa décima semana acadêmica teve uma importância muito grande, tanto para os alunos quanto para nós, funcionários, pois mostra que o curso de Educação Física completou dez anos. São dez anos de muita luta, de muitas conquistas na área pedagógica, para que os alunos possam sair bem formados. Este ano tivemos um foco na parte pedagógica da educação física, levando palestras como a forma de trabalhar na escola, a maneira de introduzir coisas diferentes nas aulas, como por exemplo, a capoeira. A fundamentação básica da semana acadêmica foi pesquisar para avançar. A gente está criando situações para que o aluno tenha a vontade de pesquisar. Apenas com a pesquisa vamos conseguir incutir na cabeça dos alunos a importância da profissão. Pesquisar faz com que a gente cresça intelectualmente”, finaliza o coordenador.