11/05/2022

Nos últimos tempos tem sido comum ver desabamentos de imóveis. Mas, afinal, quais os fatores que podem estar relacionados a essas tragédias na construção civil? E mais: quais os procedimentos corretos e os cuidados que devem ser tomados antes, durante e depois de uma obra?

Para o coordenador do curso de Engenharia Civil do UGB-FERP, professor Éder Siqueira, os problemas acontecem antes mesmo de as obras serem executadas, pois para que uma construção seja realizada com segurança, ela deve ter respaldo das normas técnicas, que muitas vezes não são utilizadas. “Devem também ser fiscalizadas e isso, em muitos casos, são evitados, pois geram custos quando um fiscal paralisa a obra e solicita reparos antes de finalizar, bem como não há manutenção das obras”, assinala.

Segundo Éder, a deterioração da estrutura ocorre com maior rapidez e a tragédia pode acontecer mediante estes detalhes, que são extremamente importantes para que uma construção seja realizada com segurança e preservada por muito mais tempo, inclusive com capacidade de resistir a intempéries climáticos imprevistos.

O professor explica que até acontecer uma fatalidade, a construção pode sofrer intempéries, que trazem diversas patologias à estrutura, e isso diminui o tempo de vida da mesma. “Estas patologias podem ser: fissuras, trincas, rachaduras, carbonatação, infiltração, eflorescência, desbotamento, deslocamento de revestimento, mapeamento da alvenaria, corrosão da ferragem ou da estrutura metálica, por falta de uma sondagem eficiente do solo, por falta de manutenção da estrutura e por utilização de materiais inapropriados em etapas da construção”, enumera.

De acordo com Éder, todos esses problemas podem ser evitados se forem utilizadas no processo construtivo, desde a elaboração dos projetos à utilização das normas técnicas, se durante a obra tiver uma boa fiscalização dos serviços e também se tiver manutenção durante o tempo de vida da construção.

Quer saber mais? Acesse https://crm.wifire.me/campanhas