12/12/2023

Dia 09 de dezembro é comemorado o Dia do Fonoaudiólogo, um profissional de grande importância para a saúde e a comunicação das pessoas. O fonoaudiólogo atua na avaliação, prevenção, diagnóstico, terapia e aperfeiçoamento da função auditiva, linguagem oral e escrita e outros aspectos importantes para a comunicação humana. Ciente da relevância desse profissional para a sociedade, a partir do primeiro semestre de 2024 o Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP) traz uma grande novidade, que é o lançamento do curso de Fonoaudiologia.

O objetivo é formar um profissional generalista, humanista e crítico, com competências e habilidades fundamentais para desenvolver suas atividades nas áreas de promoção, proteção, diagnóstico, avaliação, reabilitação e intervenção clínico-terapêutico e preventivo da prática fonoaudiológica. Além disso, no curso do UGB-FERP o aluno também terá à disposição um corpo docente qualificado, com experiência no mercado de trabalho e excelente estrutura.

Segundo a fonoaudióloga Djenane P. A. Teixeira, a Fonoaudiologia é a chave para ajudar pessoas a recuperarem não apenas suas habilidades comunicativas, mas também sua autoconfiança e qualidade de vida. “Ao longo deste curso, mergulhamos em conhecimentos multidisciplinares, aprendendo sobre anatomia, linguagem, neurociência, desenvolvimento infantil e muito mais”, afirma.

Para Djenane, o impacto que um fonoaudiólogo pode ter na vida das pessoas é imensurável. “Desde ajudar crianças com dificuldades de aprendizagem até auxiliar adultos na reabilitação pós-AVC, a atuação deste profissional é uma peça fundamental na construção de uma sociedade mais inclusiva e saudável”, explica.

O campo de atuação do fonoaudiólogo é muito vasto, podendo atuar nos serviços públicos de saúde, clínicas, consultórios particulares, escolas e setor artístico. É possível também trabalhar como autônomo ou prestador de serviços individualmente ou em equipes multidisciplinares.

Para quem pretende ingressar nessa área, o UGB-FERP está com inscrições abertas para a Prova Agendada 2024. O curso de Fonoaudiologia está disponível na unidade de Volta Redonda, na modalidade presencial, no turno da manhã, e tem duração de oito períodos (4 anos). Mais informações podem ser obtidas no www.ugb.edu.br.