26/07/2023

Levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgados pela Agência Brasil, alerta que cerca de 15% dos trabalhadores adultos no mundo apresentam algum tipo de transtorno mental. Diante desse cenário, é preciso entender o que causa esse problema e o que pode ser feito para combatê-lo.

Segundo informações do www.psicologo.com.br, alguns hábitos podem ser prejudiciais para a saúde mental do ser humano, como por exemplo: reprimir emoções e sentimentos, pensar negativamente, trabalhar demais, ser perfeccionista ao extremo, alimentar preocupações excessivamente, se diminuir, não dormir o suficiente, se apegar ao passado, levar as coisas para o lado pessoal, entre outros.

De acordo com o portal da Unimed, ter saúde mental é estar bem consigo mesmo e com os outros, aceitar as exigências da vida, saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida e reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário. Dentro desse contexto, algumas dicas são importantes para manter a saúde mental em dia: crie uma rotina saudável, pratique atividade física, cuide da sua avaliação e cultive relações saudáveis.

Outro fator que deve ser levado em conta é que saber como cuidar da saúde mental não é muito diferente de zelar pela saúde física. É importante trabalhar com três pilares fundamentais: prevenção, percepção e tratamento, normalmente nessa ordem de prioridade.

Portanto, cuidar da saúde mental afasta doenças físicas e psicológicas. Quando se tem problemas de ansiedade ou estresse, é muito comum somatizar as emoções. Por essa razão, cuidar da saúde mental ajudará a pessoa a ter uma melhor saúde física.

UGB-FERP oferece Serviço de Psicologia Aplicada (SPA)

Cuidar da saúde mental deve ser uma ação tão importante e presente na vida das pessoas quanto o cuidado com o corpo.

Pensando nisso, o UGB-FERP criou o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA). O trabalho é realizado pelos estudantes dos últimos períodos do curso, o que permite que eles coloquem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

De acordo com Elizabeth Soares, coordenadora do curso de Psicologia, os atendimentos são supervisionados e orientados   pelos professores na área de Psicologia Clínica. Os atendimentos incluem Avaliação Psicodiagnóstica, Apoio e Aconselhamento a Adolescentes e Adultos e Atendimento Psicoterápico a Crianças, Adolescentes e Adultos.

“Esse serviço é oferecido aos estudantes e colaboradores do   UGB, bem como toda a população em geral, com valores bem acessíveis, possibilitando àqueles que sentem que estão precisando buscar um apoio psicológico e não têm condições financeiras de arcar com um tratamento psicológico particular”, explica Elizabeth.

Em Volta Redonda, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (24) 3345-1741 ou diretamente no Serviço Escola, situado à Rua Deputado Geraldo Di Biase, 81, Aterrado, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.