21/04/2021

Hoje, dia 21 de abril, é comemorado o Dia de Tiradentes. A data remete ao dia da morte do mineiro Joaquim José da Silva Xavier, ocorrida em 1792. Joaquim José foi um dos líderes da Inconfidência Mineira, movimento que lutava contra os impostos exacerbados no Brasil que durou de 1789 a 1792.

Coordenador do curso de História, o professor Paulo Célio lembra que o movimento lutava também pela instalação de uma república, pela instalação de faculdade, de fábricas na região das minas e também estimulava o crescimento da população. E ele queria libertar a região das Minas Gerais.

“O fato é que esse movimento acabou não acontecendo, porque ele foi delatado antes. Joaquim Silvério dos Reis, que era um dos articuladores do movimento, o entregou em troca do perdão das suas dívidas. Todos os demais foram presos e a estratégia da punição adotada pela rainha de Portugal, a dona Maria, foi de condenar todo mundo à morte. Em troca de perdão, o único que não entregou ninguém foi Tiradentes. Os outros, cada um foi entregando o outro e tendo redução de suas penas. Uns foram para a África, outros tiveram prisão perpétua ou prisão temporária. Tiradentes, então, foi o único condenado à morte. Ele acabou sendo enforcado e seus restos mortais foram colocados em exposição na estrada que o ligava o Rio de Janeiro a região das minas”, explica Paulo Célio.

O dia 21 de abril foi o primeiro feriado nacional instituído pela República, que precisava de heróis. E Tiradentes foi escolhido por ser homem, vindo de uma região rica, das Minas Gerais e de um movimento ligado às elites mineradoras. “Então, a República achou que o Tiradentes era o cara perfeito para ser o herói nacional. E acabou, então, homenageando Tiradentes com o feriado que nós homenageamos hoje”, encerra o professor.

Crédito da imagem: Empresa Brasileira de Comunicação (EBC)