14/08/2023

Na noite desta segunda-feira, dia 14, foi aberto oficialmente o II Congresso de Estudantes do UGB-FERP (CONE-UGB). O evento, que acontece nos campi Barra do Piraí, Nova Iguaçu e Volta Redonda, é promovido em parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE), com apoio da União Nacional dos Estudantes (UNE). A programação do CONE, que irá até sexta-feira, dia 18, terá palestras com profissionais de diversas áreas, além de uma Feira de Estágios, que terá a participação de empresas de variados segmentos.

Em Volta Redonda, o CONE foi aberto pela pró-reitora de Assuntos Acadêmicos, Elisa Alcântara. A mesa de debate, cujo tema foi “Ensino Superior Privado no Brasil: Qualidade, Regulamentação e Desafios. A importância do movimento estudantil para a reconstrução do Brasil”, também foi composta pela presidente do DCE, Larissa Goulart da Costa, o diretor da UNE, Tel Guajajara, o historiador e ex-presidente do DCE, Adson Trocades, e a coordenadora da Juventude da Prefeitura de Volta Redonda, Larissa Garcez.

Presidente do DCE, Larissa destacou a importância do evento. “A abertura foi um sucesso. Conseguimos trazer palestras de grande impacto para as futuras carreiras e construir diálogos muito importantes para os cursos. Pudemos discutir o papel das universidades privadas e o papel dos estudantes na construção do país. Acredito no lema de Paulo Freire sobre amorosidade. Ali, vendo os alunos com brilho nos olhos e sede de mudança, me fez entender que a luta pela educação não pode parar e que a construção do DCE-UGB é fundamental para construir não só a faculdade dos nossos sonhos, mas também mudar a história individual de cada um e transformar o mundo em um lugar menos desigual para a juventude”, frisou Larissa.

A pró-reitora Elisa Alcantara parabenizou os organizadores e destacou a importância do debate. “Foi um evento muito pertinente, muito adequado, com reflexões muito boas. O UGB fica muito feliz por essa parceria com o DCE e quem ganha com isso é a instituição e os estudantes”, salientou.

A programação completa do CONE pode ser conferida no www.ugb.edu.br

* Foto: Sidcley Porto