03/05/2017

Acadêmicos do 1º período do curso de História participaram no dia 19 de abril, no Auditório l, no campus Volta Redonda, dapalestra "Trilhando caminhos: uma abordagem histórico ambiental sobre as trilhas e estradas do interior do Estado do Rio de Janeiro", que abordou o “Caminho do Ouro”. A palestra foi proferida pelo engenheiro e trilheiro Emerson Assis.

O evento foi organizado pela professora Tânia Bassi, que ministra a disciplina História do Rio de Janeiro l, e serviu para situar a importância desse caminho no Brasil-Colônia e no Rio de Janeiro nesse período.

Emerson, que além de engenheiro também é trilheiro profissional, destacou a importância de praticar trilha e o ecoturismo, dando orientações para essas práticas.

Para o coordenador do curso, professor Paulo Célio, a palestra foi muito bem aproveitada pelos alunos. “Eles tiveram a oportunidade de conhecer também utensílios e equipamentos utilizados nessas práticas, além de contribuírem com alimentos não-perecíveis, que foram doados para o grupo Vih-Ver, que presta atendimento a soropositivos e outras instituições de caridade da cidade”, afirmou o professor.