18/09/2023

No último sábado, dia 16, as alunas do curso de Nutrição participaram pela primeira vez da “Feira de Talentos” organizada pela Escola Municipal Dep. José Carlos Vaz de Miranda, em Barão de Vassouras. Durante o evento, os moradores puderam expor seus trabalhos e talentos e divulgar outras atividades que são realizadas na escola, como apresentação de músicas, dança, judô e brinquedos. A atividade contou com a supervisão da professora Angela Marta de Souza, que também é nutricionista do Hospital Universitário de Vassouras.

As futuras nutricionistas realizaram avaliação antropométrica dos alunos, atletas, pais e professores, orientação nutricional para prevenção e controle da obesidade, diabetes e hipertensão, que são as doenças crônicas mais encontradas no mundo e que impactam mais a saúde das pessoas por serem as principais portas de entrada para outras doenças e estão envolvidas direta ou indiretamente na maioria das internações hospitalares.

“Também demonstramos a alta quantidade de sal, açúcar e gorduras que são encontradas nos alimentos mais consumidos pelas crianças e das consequências futuras na saúde, o que causou surpresa na maioria das pessoas. E distribuímos uma amostra da substituição saborosa e acessível aos temperos industrializados que são o sal de ervas e a receita”, afirmou Angela.

Para a professora, o saldo do evento foi bastante positivo. “Tivemos uma ótima receptividade da comunidade. É importante a população começar a ter maior proximidade com os nutricionistas. Existe um preconceito muito grande, como se fosse um profissional que vai apenas tirar o seu prazer de comer dizendo o que você pode ou não pode comer. E esses eventos servem para quebrar esse estigma com a conscientização sobre a saúde como um todo e a alimentação é o elemento fundamental nessa engrenagem. As nossas escolhas alimentares têm consequências positivas e negativas, podendo ser veículo de saúde, doenças e tratamento. E o nutricionista estuda a fundo esse elo para auxiliar em cada um desses processos”, explicou Angela.