22/06/2021

A aluna Núbia Vitória Estevo Gonçalves, de 21 anos, do 7º período do curso de História, será uma das embaixadoras no Brasil da Universidade do Porto, de Portugal. O convite para o novo cargo surgiu por meio do reitor responsável pelo relacionamento da universidade com os ex-alunos de mobilidade da mesma. Ela estudou no país europeu durante seis meses - de fevereiro a julho de 2020 - após ser selecionada num programa de intercâmbio do UGB-FERP. Após o convite para o novo cargo, a acadêmica não escondeu a felicidade diante de uma surpresa tão gratificante.

“Ao receber o e-mail que relatava todo o projeto me lembro de ter ficado em êxtase. Os dias se passaram e, quando abri a caixa de entrada do meu e-mail e encontrei uma mensagem da reitoria da Universidade do Porto notificando que eu havia sido previamente selecionada, foi uma felicidade imensa”, recorda.

A acadêmica revela que, de imediato, foi extremamente difícil descrever todo o turbilhão de sentimentos ao pensar em tudo o que aconteceu na vida dela nos últimos anos, mas que, com essa mais nova atribuição, foi, sem dúvidas, diferente.

“Mas uma coisa posso dizer com toda a convicção que há em mim: tudo o que eu era, sou e certamente sempre serei, é gratidão. Essa gratidão, diferentemente do que muitos pensam e banalizam, é um fator desassociado dos bens que adquiro ou das conquistas que alcanço. Minha gratidão sempre será sobre ter o privilégio de viver e manifestar os sonhos extraordinários dAquele que é”, frisa.

Ela explica que, apesar de ser uma prática comum nos parâmetros da Universidade do Porto, essa nova seleção ainda está sendo devidamente formulada e pensada, no quesito prático. São embaixadores de vários lugares do mundo e há vários até mesmo dentro de um único país, como é o caso dos embaixadores brasileiros.

“Entretanto, o que se sabe até o momento, é que seremos promovedores de uma amigável divulgação e relação da Universidade do Porto com a nossa universidade de origem, e em mais larga escala, com o nosso próprio país de origem. Tudo isso sendo efetivado através da realização de encontros e projetos dinamicamente pensados”, ressalta.

INTERCÂMBIO

Núbia afirmou que, durante os seis meses que ficou em Portugal, cursou algumas cadeiras do curso de História e outras do curso de Sociologia, todas elas pertencentes à Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Para ela, a experiência de ter sido uma intercambista, por si só, já é extremamente gratificante e indescritível.

“Confesso que, por vezes, ainda em Portugal, me forçava a acreditar que tudo aquilo era de fato real. Toda essa áurea era resultado do fato de eu ser a primeira e única graduanda de ensino superior, de toda a minha família, e de viver bênçãos tão extraordinárias quanto o meu ingresso na universidade, através de um programa de bolsas do governo. E ter também a oportunidade de participar de diversos projetos acadêmicos e ser selecionada para prestar um período de mobilidade em outro país”, comemora.

Para a acadêmica, o UGB-FERP tem papel preponderante em seu crescimento tanto pessoal quanto intelectual. “Aos que mais de perto me conhecem, sabem e ouvem constantemente sobre a minha gratidão em ter o UGB como minha ‘casa-mãe’. E hoje, após ter tido a oportunidade de participar de diversos eventos da universidade, e mais recentemente ter sido contemplada com a bolsa de intercâmbio, sinto minha gratidão redobrada. Tudo isso porque é inegável o fato de que em todos esses processos o UGB - através dos mais diversos setores e colegas que o compõem e representam - sempre mostrou-se completamente solicito e disposto a impulsionar-nos a um futuro de feliz sucesso”, finaliza Núbia.