21/08/2018

Entre os dias 09 e 13 de agosto, a turma do 10º período noturno de Direito esteve em Brasília, acompanhada da professora Rosali Krejci. O roteiro incluiu visitas guiadas ao Supremo Tribunal Federal (STF), ao Congresso Nacional, Palácio do Itamaraty, Memorial JK, além de outros pontos turísticos da capital, como por exemplo, Catedral, Palácio da Alvorada e Ponte JK.

Durante as visitas, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história dos lugares visitados e da própria construção de Brasília. No STF, os alunos conheceram a galeria dos ex-ministros, o plenário e o acervo histórico constituído por livros, mobília e documentos jurídicos. A história da capital foi tema de um vídeo assistido no Memorial JK. Além das visitas, os acadêmicos aproveitaram os espaços para fazer as sessões de fotos para a colação de grau da turma.

A aluna Tabata Larissa de Souza afirmou que o sonho da turma de conhecer Brasília nasceu aproximadamente no 5º período, quando começaram a tratar sobre a formatura. “Queríamos algo diferente para esta data tão especial. Porém, era um sonho distante e exigia recursos financeiros que, no momento, não poderíamos arcar. Em janeiro nossa comissão de formatura veio com este desafio, de realizar nosso sonho de conhecer a cidade e aproveitar e fazer nossas fotos lá. O UGB prontamente nos apoiou e foi uma experiência inesquecível”, disse a acadêmica.

De acordo com Tabata, para estudantes de Direito, quando ouvem falar em STF, Congresso, Palácios, parece algo tão distante e inacessível no início, e na verdade não é. “Essa experiência fez com que sonhássemos mais alto e percebêssemos que não é impossível e que há um mundo cheio de oportunidades lá fora.  É muito importante para nós esse apoio da faculdade, este incentivo, mostrando que é possível. Não foi apenas um passeio ou um dia para tirar fotos de formatura, foi muito mais que isso, foi história e direito, dois conhecimentos riquíssimos alcançados nesses dias. Todos nós voltamos com os olhos brilhando, com muito mais sonhos do que no dia que fomos”, ressaltou.

Para a professora Rosali Krejci, o que mais chamou sua atenção foi a união entre os alunos, a disciplina e o interesse demonstrado durante as visitas. “A comissão de formatura, responsável pelo planejamento da viagem, está de parabéns. Foi um momento ímpar na vida de cada um de nós. E todos temos que agradecer ao apoio recebido do UGB, que contribuiu para que a viagem se realizasse”, ressaltou ela.

Rosali aproveitou para agradecer o apoio recebido pela Pró-reitoria de Assuntos Acadêmicos. “Se empenhou muito para o acontecimento desse evento, assim como a coordenação do curso de Direito. Não há dúvidas do tanto que esse momento acrescenta na formação de nossos acadêmicos. Para mim, ter sido convidada pelos alunos para acompanhá-los nessa viagem foi uma grande honra e, além do mais, ter sido convidada para ser paraninfa, lá em Brasília, na Praça dos Três Poderes, com direito a faixa e tudo, é uma emoção que não consigo descrever com palavras”, disse Rosali.