01/10/2018

Um grupo de 13 alunos do curso de Direito visitou no dia 22 de setembro o Quilombo São José da Serra, em Santa Isabel. A atividade faz parte da disciplina Apta 2 (Relações Étnico Raciais) e foi coordenada pela professora Regina Coeli. O grupo foi recebido pelo líder do quilombo, Toninho Canecão, que os levou a vários locais da comunidade. “Foi um dia maravilhoso. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a cultura deles, como vivem e suas histórias”, disse Regina.

Lohaine Silva Souza de Oliveira, que cursa o 2º período noturno, afirmou que essas visitas culturais são um tipo de atividade importantíssima, pois além do conteúdo estudado, também se aprende a história e cultura do Brasil. “Já sabia sobre os quilombolas nos livros, mas com eles ali, pessoalmente, aprendi sobre a história e cultura deles através de próprias experiências deles e suas histórias. Vi suas realidades com toda a dificuldade enfrentada e, mesmo assim, uma alegria ímpar e orgulho de sua história. Foi uma experiência muito enriquecedora e bacana. Nos receberam de braços abertos, tanto que o grupo já marcou a volta para dessa vez ajudá-los com doações, em forma de agradecimento”, disse a estudante.