19/12/2019
Por: GAP

Alunos do 2º período do curso de História participaram no mês de novembro de duas atividades no CRAS-Centro de Referência em Assistência Social, ligado a SMAC-PMVR, no bairro Dom Bosco, em Volta Redonda.
As atividades fizeram uma reflexão sobre o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, discutindo a importância da data e a questão do negro hoje.
Foram realizadas duas atividades  no formato de roda de conversa abordando questões como a diversidade e representatividade dos afro-brasileiros, mostrando que o negro não ocupa apenas um papel subalternizado na sociedade.
A primeira atividade ocorreu no dia 04/11 e envolveu cerca de 50 idosos atendidos pelo CRAS.  A  segunda atividade, acompanhada pela professora Maria Joaquina Fernandes,  ocorreu no dia  22/11 e contou com a participação de crianças da Escola Municipal Maestro Franklin de Carvalho Jr.

Segundo Tatiana da Silva Leite, coordenadora do CRAS, "Nas as atividades os alunos não somente apresentaram a temática proposta, como também fomentaram momentos de reflexão e participação através do espaço para troca de vivências e experiências. De forma dinâmica nos apresentaram uma trajetória de lutas e resistência. Foi enriquecedor falar sobre história, trazendo nossa atualidade, personalidades da região e claro, empoderamento e socialização através da música.