05/05/2021

O artigo de uma aluna do curso de Ciências Biológicas foi publicado no livro EDUCAÇÃO EM FOCO - HISTÓRIA, POLÍTICA E CULTURA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL (Editora Epublicar, 456 páginas). Na publicação, Jessilaine da Silva Xavier, de 28 anos, aluna do 7º período, aborda o tema “CABELO DURO? NÃO, O CABELO É CRESPO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA TRABALHAR ESTRUTURA CAPILAR EM TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS”.

Jessilaine conta que a ideia de escrever o artigo surgiu após uma palestra com o professor Lucas Peres Guimarães e, na mesma semana, ambos já começaram a colocar a ideia em prática. Segundo a aluna, o artigo tem como objetivo trabalhar temas transversais nas aulas de ciências, tais como os problemas das questões étnico-raciais, que não é comum em uma aula de ciências.

“Mesmo sendo isso necessário para minimizar os impactos causados pela prática do racismo no ambiente escolar, onde não só o racismo, mas o bullying com alunos negros de cabelo crespo é recorrente. O cabelo tem uma representatividade muito grande para o contexto social e cultural. Uma possibilidade seria buscar compreender a ciência do cabelo, levantando questões que levam a curiosidade do aluno”, explica.

Ao saber que seu artigo seria publicado em livro, Jessilaine não escondeu a emoção e destacou a importância que isso representa em sua vida acadêmica e, futuramente, profissional. “Eu fiquei eufórica, saí mandando áudios para familiares, amigos e professores. Como aluna, a publicação me trouxe uma confiança maior de que sou capaz, eu estava no sexto período quando isso aconteceu e então pensei, eu ainda posso fazer muito mais”, destaca.

Para a estudante, o reconhecimento através do artigo pode ser fundamental para abrir novas portas no caminho profissional, vinculados ao caminho que ela já vem trilhando. “Eu entrei no curso de Biologia aos 25 anos. Imaginei que eu ficaria atrás dos demais por estar muitos anos fora de uma sala de aula. Mas não, eu me surpreendi comigo mesma e hoje estou aqui falando do meu primeiro artigo publicado em livro”, ressalta Jessilaine.