10/06/2021

O trabalho de conclusão de curso das alunas Carla Damian Lima e Gabriela Ferreira Leite do curso de Engenharia de produção, orientadas pelo professor Ronildo Jorge de Oliveira intitulado “Proposta de integração do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) e Sistema de Gestão de Segurança Alimentar (SGSA) em empresas de embalagens metálicas para a implementação da norma ISO 22000:2018” gerou uma contribuição para a construção do conhecimento dos campos de Gestão da Qualidade, Melhoria Contínua e Organização Cooperativa.

O trabalho diz respeito à implementação da norma ISO 22000:18 no ramo de embalagens metálicas para segmentos alimentícios. Demonstrando que a integração do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) com o Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos (SGSA) pode ser vantajosa para a determinação do controle de perigos que tenham potencialidade de comprometer a saúde do consumidor. Com isso, forma-se um sistema que terá como foco principal manter a integridade do produto.

Para Ronildo, a importância do desenvolvimento de artigos científicos é fundamental. “Vejo que o desenvolvimento de artigos faz com os alunos tenham contato com a iniciação científica e contribui para aprofundamento em determinado tema que o aluno já passou por ele em sala de aula”, frisa.

O artigo das alunas foi citado pelo grupo da Universidade Federal de Santa Maria no trabalho System of Continuous Improvement for a Cooperative Organization in Southern Brazil publicado na revista Research, Society and Development, onde eles apontam que a gestão da qualidade exige das organizações mais do que conhecimentos e práticas sobre ferramentas e mais do que tradição e comprometimento com a qualidade. É necessário um sistema de melhoria contínua que, embora possa ser balizado por instrumentos formais (normas, modelos), deve ser estruturado com base na aplicação do conhecimento teórico à realidade de cada organização. “É gratificante quando sabemos que um artigo nosso contribui para outros trabalhos, assim caminha a ciência, de forma cooperativa”, ressalta Ronildo.

Para Carla, toda e qualquer formação é importante para que o aluno, primeiramente, entenda o seu papel na sociedade não só como cidadão, mas também como profissional, de forma que seja possível conseguir desenvolver estudos que contribuem na evolução da sociedade como um todo. “A criação de artigos ainda na etapa de formação acadêmica nos expõe justamente a essas inúmeras possibilidades de desenvolvimento científicos que podemos já no início aplicar como colaboração no âmbito acadêmico, formando assim uma rede de ideias e projetos já no começo de toda experiência que ainda estará por vir”, diz a aluna.

Gabriela reforça a importância da ciência. “Nós fizemos esse trabalho justamente por não ter muitos artigos sobre o tema. Nosso estudo foi voltado em agregar qualidade para promover a certificação de uma ISSO. Isso é um grande diferencial para as empresas, porque cada vez mais os clientes buscam fornecedores que são destaque com as legislações e normas, o que traz confiabilidade no produto adquirido. Saber que esse estudo está sendo aproveitado por outros estudantes e profissionais que buscam melhorias e inovação é gratificante e um grande orgulho, me motiva a cada vez mais buscar conhecimento e explorar novas áreas”, afirma.

O coordenador do curso de Engenharia de Produção, professor Anderson de Oliveira Ribeiro, diz que esta é a essência do curso, fazer a imersão dos alunos no campo acadêmico e profissional de forma prática e teórica, cumprindo a missão do UGB-FERP.

Para o diretor do Instituto de Tecnologia e Engenharia (ITE) do UGB-FERP, Gustavo Paiva, é fundamental que os alunos, ao concluir o curso, tenham experiência de produção de conhecimento acadêmico e já possam contribuir com a inovação da ciência aplicada e básica de nosso país.