25/01/2022

O pedagogo tem papel fundamental no desenvolvimento de uma sociedade, considerando que este profissional é quem cuida da formação de crianças e jovens, contribuindo também para a melhoria da formação de adultos.

A educação de qualidade é uma prioridade e o pedagogo bem formado pode contribuir para que essa qualidade seja alcançada, tendo em vista que pode atuar em espaços escolares e não escolares em diversas áreas.

Há um mercado amplo para os formados em Pedagogia e esse mercado vem sendo ampliado a cada ano em espaços públicos e privados de todo o país.

A formação principal do pedagogo é sua atuação em escolas, como professor de Educação Infantil, de Ensino Fundamental – anos iniciais, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Educação Especial (EE), no entanto, esse profissional também pode atuar como gestor de escola, orientador educacional e supervisor escolar.

Nos espaços não escolares, o pedagogo pode atuar em Organizações Não Governamentais (Ongs) desenvolvendo projetos educacionais, em editoras como prestadores de serviços relativos à educação e ao ensino, e em hospitais, como pedagogo hospitalar que lida com crianças e jovens internados por um longo espaço de tempo ou em brinquedotecas hospitalares.

Nos últimos tempos, o pedagogo tem sido incentivado a contribuir também na área jurídica, como parecerista em processos que envolvem crimes infracionais e medidas socioeducativas e/ou na área do Direito Educacional.

Os conhecimentos que adquire no curso de Pedagogia, faz desse profissional um grande auxiliar das comunidades onde atua, pois suas contribuições em diferentes áreas permite-lhe garantir o que de mais valioso pode ter uma sociedade, que é o direito à educação e à cultura.

Quer saber mais? Acesse https://crm.wifire.me/conexaougb

Texto: Luiza Angélica Paschoeto Guimarães - Coordenadora do curso de Pedagogia do UGB-FERP

Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil