02/09/2021

Cada vez mais é possível observar como algumas ações humanas afetam negativamente o ambiente e como os efeitos do uso incorreto e sem planejamento de recursos naturais impacta diretamente nossa sobrevivência. Na visão da professora Altagratia Chiesse, coordenadora do curso de Ciências Biológicas do UGB-FERP, os problemas ambientais, tanto globais quanto no Brasil, necessitam de uma resolução imediata.

“A cada dia torna-se mais evidente o processo contínuo de degradação ambiental: contaminamos o ambiente com os mais diversos resíduos, assoreamos corpos de água, acabamos com nascentes de rios, eliminados inúmeras espécies animais e vegetais, destruindo ecossistemas inteiros. O preço por este descontrole no uso dos recursos naturais já está sendo cobrado: mudanças climáticas extremas, surgimento de doenças, escassez de água, crise energética. Fatores que se refletem na saúde pública, na produção agrícola e principalmente na economia”, alerta.

De acordo com Altagratia, o biólogo é um dos profissionais mais qualificados para atuar na área ambiental, tanto pela capacidade de gestão dos ambientes naturais quanto pelo conhecimento profundo dos ecossistemas: desenvolve modelos de planejamento ambiental através do uso adequado dos recursos naturais com base no desenvolvimento sustentável. 

“É o profissional que elabora diferentes estratégias que equilibram a conservação do ambiente com as atividades econômicas, analisando todos os riscos e impactos ambientais das diferentes atividades humanas”, explica.

O trabalho do biólogo na Gestão Ambiental é regulamentado pela Resolução nº 374/2015 do CFBio e contempla diversas áreas de atuação. O profissional que decide se especializar nesta área pode trabalhar diretamente com monitoramento ambiental, elaboração de projetos de desenvolvimento sustentável, fiscalização e licenciamento ambiental, ecoturismo, biomonitoramento, tratamento de efluentes e resíduos sólidos, gestão ambiental empresarial, geoprocessamento, gerenciamento ambiental de obras, gerenciamento de recursos hídricos, restauração de áreas degradadas, conservação e produção de espécies da fauna e flora, etc.

“São várias oportunidades no mercado de trabalho, tanto em empresas públicas quanto privadas. É uma área muito importante e promissora: quanto maiores são os problemas, maior é a necessidade de um profissional qualificado para resolvê-los. E na gestão ambiental o biólogo sempre se destaca”, ressalta a coordenadora.

 

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil