18/09/2018

O Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP) inaugurou no dia 4 de setembro a sede do projeto Engenheiros Sem Fronteiras, no campus Nova Iguaçu. O ESF Brasil é a organização unificadora de todos os núcleos do país, que estimula a troca de experiências e conexão entre as unidades, com o objetivo de parear o aprendizado e o papel social na melhoria da qualidade de vida e no desenvolvimento sustentável. O projeto

está presente em diversas regiões do país, contando atualmente com 64 núcleos, espalhados em 16 estados e no Distrito Federal.

Presidente do ESF - Núcleo Nova Iguaçu, Vera Motta contou um pouco da história do núcleo e da sua fundação, em setembro de 2016, por iniciativa de alunos da instituição e hoje, após dois anos de sua existência, comemora mais uma conquista, com a inauguração de sua sede. “A parceria fechada com a UGB-FERP tem o objetivo de proporcionar à comunidade acadêmica a oportunidade de aprimoramento profissional, através de diversas atividades extracurriculares, como cursos, palestras e estágio profissional. Além disso, a integração com a comunidade externa na participação e desenvolvimento de nossos projetos visam modificar a realidade social, construindo um mundo mais humano e solidário, através da engenharia e da solidariedade”, destacou Vera, que estava acompanhada de diretores, secretários, subsecretários e voluntários do ESF Núcleo Nova Iguaçu.

O evento contou ainda com a participação do corpo docente e técnico da UGB-FERP, composto pelo coordenador de Engenharia Civil, Guilherme Pinheiro, coordenador de Engenharia Mecânica, Flávio Pires, coordenador de Engenharia de Produção, Marcelo Cosme, além da assessora acadêmica e administrativa Raquel Barbosa e da professora Leyla Carvalho.

ALGUNS PROJETOS DO ESF - NÚCLEO NOVA IGUAÇU

Projeto Abrigo Luz de Escola: realiza pequenos reparos na

instituição para atender ao cumprimento de algumas exigências feitas

pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), além de ações sociais, com doações de alimentos, roupas, fraldas geriátricas e outras atividades realizadas junto aos idosos.

Projeto Doando Vidas: desenvolve uma ação de conscientização

na comunidade acadêmica da UGB - Núcleo Nova Iguaçu,

sensibilizando os estudantes sobre a importância da doação de sangue

e do exercício da solidariedade.

Projeto Escola: desenvolve atividades e palestras junto às

instituições educacionais, conscientizando sobre a importância da

preservação do meio ambiente com foco nos 3Rs (redução, reutilização

e reciclagem) e na prática da solidariedade.

Projeto Família: atualmente está sendo desenvolvido junto a uma

família de Queimados-RJ, com o intuito de melhorar a qualidade de vida

dos moradores que, devido a questões socioeconômicas particulares,

necessitam de doações para sobreviver.

Projeto Abrigo Santa Bárbara: consiste na reforma da instituição que

está em péssimo estado de conservação, adaptando os espaços e as

instalações existentes para propiciar mais conforto, segurança e bem-

estar aos usuários.

Projeto Lacres Sobre Rodas: campanha de arrecadação de lacres de

latinhas de alumínio que, atingindo a meta, são trocados por uma

cadeira de rodas, a ser doada a pessoa com deficiência.

Projeto Fecha na Tampinha: campanha de arrecadação de tampinhas

de garrafa PET que, atingindo a meta, são trocadas por litros de leite, a serem doados à população carente.

Projeto Reciclagem de Óleo de Cozinha: campanha de arrecadação

de óleo de cozinha usado, que são trocados por material de limpeza e

doados à população carente.

Rifas e Brechós Solidários: projetos de arrecadação de fundos para o

financiamento e continuidade dos projetos sociais realizados pelo ESF -

Núcleo Nova Iguaçu.