17/06/2021

Cursar o ensino superior é o sonho de muitos. Quem consegue chegar a esse universo tem o privilégio de adquirir conhecimentos e se formar na tão sonhada profissão. Mas essa etapa, porém, começa bem antes de o acadêmico receber o seu diploma. Muitos, paralelamente aos estudos, já passam a desenvolver trabalhos em escolas, escritórios e empresas, por exemplo. E essas oportunidades são oferecidas pela Central de Estágios do UGB-FERP, que para muitos é a porta de entrada para o mercado de trabalho.

Pró-reitora de Assuntos Acadêmicos, Elisa Alcantara ressalta que a Central de Estágios é muito importante, porque todos os documentos, todo manual de instrução de estágio e regulamentos com a especificidade de cada curso ficam abrigados tanto no espaço físico quanto na área virtual.

“A gente tem o setor físico e ele é duplicado no nosso site e ali ficam todos os materiais digitalizados. Então, quando o estudante tem dúvidas sobre em que momento vai começar o estágio, quais as empresas conveniadas, quais os procedimentos, ele tem todas as respostas na versão digital. Se preferir, o aluno também pode se dirigir à Central de Estágios, onde haverá uma funcionária que responde pelo setor para atendê-lo”, diz Elisa.

Outra vantagem é que a Central de Estágios é também um espaço que divulga vagas, que faz a mediação entre os estudantes e os cursos e as empresas, startups e convênios. “Então, ela acaba cumprindo esse papel muito importante, para que todos os nossos alunos tenham um campo de estágio”, reforça a pró-reitora.

De acordo com Elisa, anualmente todos os estudantes que estão em período regulamentado de estágio - e isso varia de acordo com o curso, a partir de cinquenta por cento do curso - eles passam pela Central de Estágios, onde o estudante fica registrado no sistema de gestão.

“O aluno pode acessar o portal ou pode comparecer pessoalmente. Quando ele vai entregar o estágio já concluído, com todos os documentos preenchidos, é lançado no sistema e arquivado na pasta do estudante”, explica.

Mais informações podem ser acessadas no www.ugb.edu.br/centralestagio.