01/03/2018

Na noite de terça-feira, dia 27, foi realizada a solenidade de posse do Diretório do Centro Acadêmico Ivanir Gussem, no auditório do campus Barra do Piraí. O evento foi marcado por um debate com o tema “Redução da Maioridade Penal”. Entre os debatedores estiveram presentes o professor mestre Marcello Martins (UGB-FERP), o promotor de Justiça Gustavo Nacarath, o juiz Daniel Konder (Vara de Infância e Juventude de Valença) e o advogado Marcos Bensiman Iunes. A mediação ficou a cargo do acadêmico Vandson Fernando.

O evento foi aberto pela presidente do Centro Acadêmico, Marcelle Sant’Ana, aluna do 5º período do curso de Direito. Ela enfatizou a escolha da denominação do Centro, que carrega o nome de um dos maiores juristas de Barra do Piraí, Dr. José Ivanir Gussem.

“O emblemático procurador de Justiça ingressou no Ministério Público do Rio de Janeiro em 1965 e participou de todo o desenvolvimento da instituição. Foi um dos grandes promotores de Justiça do Tribunal do Júri e diretor do curso de direito da Fundação Educacional Dom André Arcoverde, em Valença. Em 1985 foi promovido, por merecimento, ao cargo de procurador de Justiça. Seu nome se encontra também em nosso brasão. Nele podemos ver também o lema “Intrepida Ab Origene”, que significa “Corajosa desde a origem”, que escolhemos a fim de demonstrar que nossa associação tem o compromisso de agir com coragem, desde o seu início”, destacou Marcelle.

O evento contou ainda com a presença do coordenador do curso de Direito, Alexandre Vidal, do professor e presidente da OAB de Volta Redonda, Alex Martins, do diretor do Instituto de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, Júlio Sobral, que representou a pró-reitora Acadêmica Elisa Alcantara, e José Eduardo Salgado, defensor público da Comarca de Barra do Piraí.

Membros do Diretório Acadêmico

Presidente - Marcelle Sant’Ana

Vice-presidente e coordenador de Estudos, Pesquisas e Assistência Acadêmica – Vandson Fernando

Tesouraria – Alda Rodrigues