20/07/2022

O professor doutor Anderson de Oliveira Ribeiro, coordenador do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP), em colaboração com o professor doutor Adrian Rodriguez Colucci, do Observatório do Valongo (UFRJ), na orientação do projeto de iniciação científica “Dinâmica orbital de asteroides ressonantes na região do grupo Hungarias: o caso da ressonância 5/7 com Marte”, realizado pelo aluno Gabriel Nunes de Araújo, recebeu menção honrosa para contribuição científica relevante para o entendimento da dinâmica dos asteroides membros do grupo de Hungaria.

Este resultado levou a um aprofundamento do estudo dos asteroides Hungarias e a internacionalização da colaboração com a participação do Dr. Jorge Alfredo Correa-Otto, da Universidad Nacional de San Juan (Argentina). Os resultados preliminares da pesquisa apontam alguns indícios sobre as rotas dinâmicas e o destino dos membros desta população e o potencial risco de impacto com nosso planeta. “A colaboração com outras instituições traz para o UGB-FERP um enorme aprendizado e mostra nosso comprometimento com a pesquisa e com desenvolvimento”, destacou o professor Anderson.

Segundo o Doutor Jorge Alfredo Correa-Otto, os asteroides da Hungarias estão no interior do cinturão de asteroides principal, com semieixos maiores entre 1,8 e 2,0 UA, excentricidades baixas e inclinações de 16 a 35 graus. “A importância do estudo deste grupo de asteroides se deve ao fato de existirem processos dinâmicos que os movem de suas posições para regiões próximas à Terra. Então, esses asteroides podem ser uma fonte de NEAs”, afirma.

Segundo Gabriel, a pesquisa durante a graduação, apesar de trabalhosa, é muito engrandecedora. “O contato com o mundo acadêmico formal, sem necessariamente ter o peso de um mestrado ou doutorado nas costas, é uma excelente iniciação para compreender o tipo de formação em que está se inserindo. Poder participar de eventos para apresentar seus resultados e acompanhar de perto o trabalho de pesquisadores já experientes pode não apenas estimular você a querer se aprofundar mais em determinado tema, mas às vezes é também uma forma de se manter são durante a graduação”, salienta.

A pesquisa, que já está na etapa de finalizações, promete responder questão da natureza dinâmica dos asteroides Hungarias e abre uma janela para mais indagações sobre os mecanismos que atuaram na formação do Sistema Solar.

O trabalho pode ser visto em:  www.even3.com.br/Anais/jgmictac/317480-DINAMICA-ORBITAL-DE-ASTEROIDES-RESSONANTES-NA-REGIAO-DO-GRUPO-HUNGARIAS--O-CASO-DA-RESSONANCIA-57-COM-MARTE