14/07/2021

Com as temperaturas baixas registradas nesta época do ano, é comum as pessoas mudarem os hábitos em várias coisas. E uma delas é em relação ao tratamento com a pele. Mas afinal, quais os cuidados que devem ser tomados? Coordenadora do curso de Biomedicina, Tatiana Fulco explica que, com a chegada do inverno, as pessoas usam mais roupas, bebem menos água, transpiram menos, tomam banhos mais quentes e usam aquecedores. E tudo isso faz a pele perder sua capacidade de reter água e sua oleosidade natural, desestruturando todo equilíbrio entre água e óleo, também conhecido como manto hidro lipídico. “Como ‘sintomas’, além da sensação de desidratação, pele ressecada e repuxando, é comum ela ficar mais sensível, começar a descamar, ficar com uma aparência mais opaca e sem vida”, diz ela.  

         De acordo com Tatiana, o recomendável é consultar com um profissional habilitado. “Especialmente se pretende se iniciar os cuidados com a pele ou notou alguma mudança nas últimas semanas, considerando que alterações hormonais, uso de alguns remédios e fatores externos — como calor ou frio excessivo — influenciam na condição da pele.  O profissional te instruirá sobre a melhor rotina para você”, ressalta.

         Uma parte do corpo que merece atenção são os lábios. Para a coordenadora, antes de mais nada, para manter os lábios sempre bonitos e livres de ressecamento em qualquer estação do ano é fundamental investir na sua hidratação. Para isso, dê preferência por produtos que reparem a barreira labial, feitos à base de ingredientes altamente nutritivos, como manteiga de karité, pantenol e vitamina E.

“Alguns hábitos do dia a dia são extremamente prejudiciais para a saúde dos lábios. Por isso, evite umedecê-los com a língua, já que o pH da saliva é ácido e ainda contém enzimas digestivas que danificam a boca. Além disso, procure também não arrancar a pele dos lábios, de modo a não interferir no processo de cicatrização. Para manter seu organismo hidratado de dentro para fora, tente consumir pelo menos dois litros de água todos os dias. A desidratação é uma das principais causas do ressecamento labial, então é preciso dar uma atenção extra”, reforça Tatiana.

De acordo com a coordenadora, há pessoas que acham que o protetor solar só é usado no verão, mas é de extrema importância o uso do filtro solar diariamente em qualquer época do ano, valendo também a orientação para a reaplicação ao longo do dia. “Apesar da incidência de raios ultravioletas tipo B, responsáveis por causar o câncer de pele, ser menor durante o inverno, existem os raios do tipo A, que possuem um alto poder de penetração, podendo causar vários tipos de manchas, perda de colágeno e flacidez na pele”, salienta.

 

DICAS IMPORTANTES

 

Limpeza da pele

Evite usar sabões muito agressivos, eles vão limpar e manter a umidade da pele.

 

Hidrate sua pele

Nos dias frios tenha sempre uma opção de hidratante em creme que é mais potente e mais denso, por ter as moléculas “maiores”, ele vai ajudar a segurar o conforto da pele e a hidratação por mais tempo.

 

Esfolie a pele.

Escolha um dia para aquela “faxina”, com menos água, a renovação celular fica mais lenta e a pele tende a acumular células mortas. Faça uma boa esfoliação uma vez por semana.

 

Use filtro solar

Proteja-se também no inverno. Os raios solares, a poluição, os infravermelhos e a luz azul estão presentes em qualquer época do ano.