08/03/2024

O professor Anderson Ribeiro, coordenador do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP), participou da XII Reunião de Trabalho Sobre Ciências Planetárias. O evento, organizado pelo Observatório Nacional (ON), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em colaboração com o Observatório do Valongo (UFRJ), ocorreu na sede do ON, no Rio de Janeiro, de 26 de fevereiro a 1º de março.

A XII Reunião de Trabalho reuniu pesquisadores e estudantes de diversos países, incluindo Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Bolívia e Espanha. Na ocasião, foram abordos aspectos teóricos, computacionais e observacionais dos diferentes objetos que compõem os sistemas planetários, promovendo discussões sobre o estudo das propriedades físicas e químicas, a evolução orbital e os processos de formação de planetas e corpos menores, como cometas, asteroides e meteoros, tanto no sistema solar quanto em sistemas extrassolares.

O professor Anderson Ribeiro demonstrou sua satisfação em poder participar de um evento de tamanha relevância e ainda destacou o compromisso do UGB-FERP com o apoio à ciência, tornando a instituição conhecida e respeitada até mesmo em outros países.

“Esse evento representou uma oportunidade única para promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre pesquisadores e estudantes de diversos países. É o fortalecimento da marca UGB-FERP no exterior. Estava ansioso para contribuir com minha expertise e colaborar para o sucesso desse importante encontro científico", afirmou Anderson Ribeiro.

Legenda da foto: Professor Anderson (primeiro à esquerda) representou o UGB-FERP no evento