16/06/2023

Custo menor, assim como o reduzido tempo de construção, vem atraindo cada vez mais adeptos

A Arquitetura Modular nasceu pela necessidade de acelerar as construções com a tecnologia industrial do século XX. E hoje há muito mais demanda por todo tipo de construção no mundo urbano e industrial e a indústria da construção civil se organiza para dar conta dessa demanda de forma mais rápida e eficiente. Com isso, essa técnica, que já é utilizada em vários países, vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil.

Subcoordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP), a professora Andréa Auad destaca os benefícios desse novo conceito de moradia. “A vantagem é o tempo gasto para montagem e finalização e os desafios são a modulação correta que permita certa flexibilização nas mudanças de uso necessárias ao longo do tempo. Por exemplo: quando é necessário que uma escola vire um centro de cultura ou quando um edifício passa a abrigar novos usos comerciais ou institucionais”, explica ela.

De acordo com Andréa, outro atrativo é que o morador pode optar por modelos que se adequem ao seu bolso, como tipo de material e o tamanho do projeto. “O custo varia pela tecnologia adotada: concreto, metálica, madeira, stylframe. Cada tecnologia tem uma adequação pela tipologia (construções mais horizontalizadas ou verticalizadas) e pelo que se pode pagar”, ressaltou a professora.

De acordo ela, os arquitetos optam pela modulação em programas de arquitetura mais funcionais, em grandes espaços, como os edifícios comerciais em altura, as indústrias e equipamentos muito grandes como os hospitais e grandes escolas e universidades. “Para a construção média com programas muito específicos e detalhados, preferem uma maior liberdade formal e plástica”, analisa.

Na região Sul Fluminense, muitas pessoas têm adotado a estrutura metálica modulada de forma mais expressiva nos últimos anos. Isso se traduz, principalmente, nos edifícios comerciais e residenciais em altura e Andréa pensa que essa seja uma ação muito assertiva.

“Mais que um estilo, a construção modular é uma decisão de projeto bem definida pela economicidade e ganho de tempo. Os profissionais e clientes devem avaliar todas as potencialidades e desafios desta decisão e, principalmente, se há suporte tecnológico e de mão de obra no local onde essa construção se dará”, salienta Andréa.