18/01/2022

Nossa saúde está diretamente relacionada ao que comemos. Escolher os alimentos corretamente e ter uma dieta balanceada significa prevenir doenças e dar ao corpo a energia necessária para viver bem. No verão, em especial, as altas temperaturas exigem cuidado redobrado com a alimentação.

A comida pode estragar com facilidade e o calor excessivo, muitas vezes, nos faz perder o apetite. O ideal é priorizar alimentos leves e ter atenção com a origem deles. De acordo com nutricionistas, algumas dicas podem ajudar você a comer bem e evitar intoxicações durante o verão.

         Importante evitar alimentos contendo cremes ou maionese, cozinhe os alimentos, especialmente ovos. Inclua legumes e verduras no seu cardápio, preferencialmente crus. Outra dica valiosa é optar por carnes e pescados cozidos.

         Nutricionistas destacam ainda a importância de comer fruta em todas as refeições e lavá-las bem antes de consumi-las. Não descongele os alimentos à temperatura ambiente e dê preferência aos grãos e produtos integrais, como arroz, pão e macarrão, que são digeridos mais lentamente.

         Em relação aos líquidos, beba muita água, mesmo se estiver sem sede, e tenha cuidado com a origem dela. Lave as latinhas de bebidas antes de abri-las e abuse dos sucos naturais (sem açúcar), além de picolés, raspadinhas e sacolés. Outra dica importante é que

cenouras e beterrabas cruas ficam saborosas nos sucos e ainda ajudam a adoçar.

         Por fim, dê prioridade ao que você come durante o verão e ao longo de todo o ano. Nós somos o que comemos e cuidar da nossa alimentação é cuidar da nossa saúde.

 

  • Com informações da Marinha do Brasil