23/03/2022

O curso de Arquitetura e Urbanismo do UGB-FERP firmou uma parceria com o MEP (Movimento Ética na Política) com o objetivo de desenvolver projetos que se vinculem aos preceitos de sustentabilidade econômica, social e ambiental na cidade de Volta Redonda. A ação faz parte da disciplina de PEC (Projeto de Extensão à Comunidade), com os alunos do 9º período, e terá como temática “O rio Paraíba do Sul na cidade de Volta Redonda: um elo perdido?”.

De acordo com a professora Renata Fortini, o projeto busca compreender a visão comunitária sobre o rio em Volta Redonda, uma cidade que tem em seu nome o acidente geográfico que o rio faz. Após essa análise, segundo ela, serão propostas as estratégias de educação ambiental e urbana que possam mitigar a relação desgastada da urbanização da cidade junto aos seus recursos naturais.

Para Renata, essa parceria é muito importante e fundamental para que a instituição possa ultrapassar a barreira acadêmica e contribuir com a sociedade civil, integrando o aluno à comunidade externa através do entendimento da realidade socioambiental existente na cidade de Volta Redonda.

“Sendo o rio Paraíba do Sul um estruturador do território e da identidade local, entendemos que ele servirá de elo para a reconexão do cidadão urbano com a natureza, a fim de adquirir responsabilidades futuras. Afinal, a educação ambiental urbana é uma ferramenta potente que pode ser capaz de reconhecer os valores e desenvolver pensamentos críticos e senso de responsabilidade coletivo e, assim, modificar as atitudes humanas em relação ao meio”, explica a professora.

A partir do dia 4 de abril serão realizadas seis reuniões, que culminarão, no dia 08 de junho, com um seminário na Semana do Meio Ambiente, para a apresentação à comunidade externa dos resultados e propostas através dos discentes do 9º período. A apresentação ocorrerá no Auditório Sylvio Shad, no campus Volta Redonda, no Aterrado, e será aberta a todo público externo à comunidade acadêmica.