20/10/2017

O curso de Arquitetura e Urbanismo promoveu na sexta-feira, dia 20, mais uma edição do projeto “Prata da Casa”. O evento foi realizado no Auditório Milton Carlos, no campus Volta Redonda, e a convidada deste ano foi a arquiteta e urbanista Cláudia Virgínia Cabral de Souza. Ela relembrou os tempos de acadêmica, reencontrou amigos e falou sobre a sua carreira profissional.

Cláudia Virgínia se formou há 40 anos, quando o curso ainda era ministrado no campus de Barra do Piraí. Após concluir a graduação, ela começou a fazer parte do corpo docente da instituição, onde lecionou por 10 anos.

Com tanto de experiência, Cláudio Virgínia possui hoje um currículo bastante expressivo. Ela é mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e doutoranda em Planejamento e Gestão do Território na Universidade Federal do ABC Paulista (UFABC). Ela também tem experiência profissional e didática na área de Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente com os temas: plano diretor, aplicação de instrumentos urbanísticos, legislação urbana e participação social.

A arquiteta e urbanista, que hoje vive na cidade de Santo André (SP), se emocionou ao reencontrou amigos e professores e, principalmente, pelo convite para participar do “Prata da Casa”. “Fiquei muito honrada pelo convite e pelo carinho. É uma grande oportunidade voltar aqui e poder ver o crescimento da escola. Sem contar a alegria de reencontrar grandes amigos, lembrar histórias, é muito gratificante para mim. Só tenho a agradecer a instituição", disse Cláudia Virgínia.