05/09/2017

O curso de Direito promoveu na manhã do dia 5 um debate com o tema “Direito e Sexualidade. Ideologia de Gênero”. O evento foi realizado no Auditório Milton Carlos, no campus Volta Redonda, e contou com a participação dos professores do UGB-FERP Daniel Souza e Silva (Mestre em Direito), Débora Augusto Franco (Doutouranda em Psicologia) e Maria Joaquina Fernandes Pinto (Doutora em Antropologia). O debate, mediado pelo professor Daniel Chiesse, teve ainda a participação especial do acadêmico de direito do UGB-FERP, Victor Valente.

Após a abertura do evento, cada debatedor fez uma explanação sobre o tema e, ao final, Victor, que é transexual, falou sobre a sua transformação, o convívio familiar e os preconceitos enfrentados pela sociedade. “Em primeiro lugar gostaria de dizer que estou muito feliz pelo convite para participar de um debate como esse. Todos nós precisamos de informação e essa é uma oportunidade. Eu nasci menina, mas a partir da adolescência comecei a perceber que era diferente”, disse o acadêmico, que buscou no apoio familiar o carinho e acolhimento que precisava.

“Na rua meus amigos já sabiam da minha opção, mas em casa era diferente. No início foi difícil, mas depois minha família me entendeu e me deu todo apoio”, completou Victor, que estava acompanhado pela mãe.

Para a professora Maria Joaquina, o encontro proporcionado à comunidade, aos professores e alunos uma riqueza ímpar. “Valorizando a prata da casa e atendendo à demanda que o momento coloca, pudemos refletir sobre as questões que atingem a cada um de nós, às nossas famílias, e à sociedade como um todo: a Sexualidade Humana como uma realidade multifacetada, homofobia, transfobia, violência de gênero, machismo, patriarcalismo, leis que perpassam tais realidades, dentre outras, foram questões abordadas hoje”, afirmou.