30/05/2019

Acadêmicos do 3º e 5º períodos do curso de História, sob coordenação das professoras Tânia Bassi e Luana de Oliveira, promoveram no dia 30 de maio o seminário com o tema “O Brasil que não está no retrato”, que discutiu as temáticas do negro, das mulheres e dos índios na atualidade.

Uma mesa redonda composta pelo Dr. Luis Carlos de Oliveira Lopes (UFRRJ), pelo Ms Paulo César Cardoso (CEFET-RJ), pela Ms Francismara de Oliveira Lopes (UFRRJ) e pelo mestrando Allan Silva Gomes (CEFET-RJ), egressos do UGB-FERP, discutiu essa questão sob vários ângulos.

Uma mostra fotográfica, organizada pelos acadêmicos do 5º período, com curadoria da professora Luana de Oliveira, foi exposta no hall do Auditório Milton Carlos.

O psicólogo Marcos Paulo Alves Nicolau e a assistente social Ana Carolina de Moraes Coelho, do CRAS- PMVR, Padre Jósimo, apresentaram o projeto 'Crespura', que trabalhou com crianças e adolescentes dessa comunidade de Volta Redonda

Segundo Adson Trocades, um dos organizadores, o evento foi importante para dar visibilidade a esses sujeitos históricos esquecidos pela historiografia oficial.

O evento contou também com a participação de Ronie de Oliveira, um dos compositores do samba-enredo da Mangueira, vitorioso no Carnaval carioca desse ano. No final, todos cantaram o samba, homenageando os protagonistas do seminário.