23/10/2018

O curso de Pedagogia promoveu nos dias 16, 17 e 18, no campus Volta Redonda, o IV Simpósio de Educação: Cotidiano, História e Políticas, que este ano teve o tema “Educação Infantil em Perspectivas, Concepções e Práticas”. O evento, que faz parte das comemorações pelos 50 anos do curso de Pedagogia, foi aberto e mediado pela coordenadora Luiza Angélica Paschoeto, no auditório Milton Carlos.

A solenidade de abertura do simpósio contou com uma apresentação musical de crianças do Colégio de Aplicação (CAP) do UGB-FERP. Em seguida, deram boas-vindas aos alunos e convidados a pró-reitora de Assuntos Acadêmicos, Elisa Alcantara, e a diretora do Instituto Superior de Educação (ISE), Conceição Panizzi. Na sequência, foi ministrada a palestra com o tema “Infância e Liberdade”, com o professor e pedagogo Rômulo dos Santos Paulino (LAB ARTE/FEUSP).

O segundo dia foi marcado por lançamentos de livros e apresentação de comunicações orais em salas de aula, com alunos do UGB-FERP e de outras instituições. Já no último dia foi realizada uma mesa de discussões, que debateu o tema “Os novos rumos da Educação Libertária”. A mesa contou com a participação do professor doutor José Maria Carvalho Ferreira (SOCIUS-ISEG/UNIVERSIDADE DE LISBOA/PT) e o professor doutorando João Correia de Andrade Neto (UFRJ/UNIVERSIDADE DE EVORA-PT). O encerramento foi feito pela professora pós-doutoranda Luiza Angélica Paschoeto.