29/08/2017

O curso de Pedagogia abriu na noite desta terça-feira, dia 29, no Auditório Milton Carlos, no campus Volta Redonda, o III Simpósio de Educação: Cotidiano, História e Políticas. Durante três dias os acadêmicos e convidados tiveram a oportunidade de assistir a apresentações musicais, lançamento de livro, apresentação de trabalhos e palestras sobre variados temas.

No primeiro dia o evento foi aberto pela coordenadora do curso, a professora doutora Luiza Angélica Paschoeto. Em seguida o público assistiu a uma apresentação do coral dos alunos da Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC). O convidado da noite foi o professor doutor Rodrigo Rosa (USP/Biblioteca Terra Livre), que ministrou a palestra com o tema “Reflexões Libertárias sobre o Ensino Médio e a Educação Integral”.

O segundo dia do Simpósio foi aberto com o lançamento do livro “O Futuro de Nossas Crianças e Outros Ensaios”. Em seguida, em salas de aula, foram realizadas as apresentações de trabalhos.

O terceiro e último dia teve a abertura com o Coral do UGB-FERP e, em seguida, foi composta a mesa de discussões sobre o tema “O Ensino Médio em questão”. A primeira a usar a palavra foi a professora doutora Viviane Mendes de Moraes. Ela, que usa o nome africano Aza Njeri, é professora do UGB-FERP, no campus Nova Iguaçu, e falou sobre “Ensino de História, Cultura e Literatura Africanas e Afro-brasileiras: Uma Abordagem Afrocentrada”.

Em seguida foi a vez da professora doutora Letícia Piedade de Medeiros (IFRJ/Volta Redonda), que explanou sobre o tema “O processo Histórico da Educação Profissional no Brasil e a expansão dos Institutos Federais”. Encerrando o Simpósio, a coordenadora do curso de Pedagogia, professora doutora Luiza Angélica Paschoeto abordou o tema “A Reforma Educacional do ensino médio: retrocesso ou avanço?”.

Ao final das explanações Luiza Angélica destacou a grande adesão dos acadêmicos não só de Pedagogia, mas também dos cursos de Ciências Biológicas, História e Letras. “Nos três dias tivemos mais de 300 inscritos como ouvintes, além 21 trabalhos acadêmicos submetidos e outros 19 apresentados. Foram três dias de compartilhamento de conhecimento, de troca de experiências acadêmicas, o que beneficiou bastante o aprendizado dos alunos e a construção de novos saberes. Sem falar que esse tipo de evento favorece o gosto pela pesquisa e, para alguns alunos, vale mais do que uma aula formal”, ressaltou Luiza Angélica.