12/11/2021

Nesta quinta-feira, dia 11, os cursos de Pedagogia e Letras realizaram um encontro com o tema "Resolvendo questões do Enade”. Coordenador do curso de Letras, o professor Alexandre Batista orientou os estudantes dos oitavo períodos acerca das questões do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que acontecerá neste domingo, dia 14. Trata-se de uma avaliação da qualidade dos cursos, realizada pelo INEP/MEC, e que favorece às Instituições de Ensino Superior, uma vez que permite propor melhorias nas matrizes curriculares dos cursos de graduação. Neste ano, estão sendo avaliados os cursos de Sistemas de Informação, Letras, História, Pedagogia, Ciências Biológicas e Educação Física (Literatura).

No encontro, Alexandre Batista analisou alguns modelos de questões com os estudantes, demonstrando a eles o modo como se deve interpretar os enunciados das questões em busca de melhores resultados. "O encontro com os estudantes teve o objetivo de incentivá-los e tranquilizá-los para a realização da prova, pois sabemos o quanto os alunos ficam apreensivos quando estão sendo avaliados”, frisa ele.

Coordenadora do curso de Pedagogia, a professora Luiza Angélica Paschoeto Guimarães afirmou que o encontro trouxe mais segurança aos estudantes, não somente para o Enade, como também para outros concursos públicos que os alunos enfrentarão quando estiverem formados. "O professor, com seu conhecimento e experiência, foi brilhante em suas explicações", elogiou Luiza.

Para os alunos que participaram, o evento foi providencial. "Eu, particularmente, fiquei encantada. Foi maravilhosa e bem explicativa, me passou mais segurança e mais animação para poder fazer a prova", avaliou Ana Cecília.

De acordo com a aluna Sara, o encontro foi enriquecedor. “Ele tem um conhecimento muito amplo e suas palavras se fizeram entender perfeitamente. É sempre bom ouvir quem entende e, principalmente, fala com emoção do assunto a ser tratado", acrescenta.

Segundo a aluna Letícia, "é sempre bom ouvir o Alexandre. Sempre esclarecedor e super acessível. Sem contar que dá para perceber o quanto ele ama o que faz".

Por fim, a aluna Júlia afirma que ficou bem mais tranquila com o que o professor Alexandre mostrou a respeito do Enade. “Por ser a primeira vez, eu estava muito, muito nervosa, mas foi muito esclarecedor e ele fala muito bem, passa tranquilidade".

Estiveram presentes também no encontro a diretora do Instituto de Educação e Desenvolvimento, Conceição Panizzi, e os coordenadores Paulo Célio (História), Guilherme (Educação Física), Altagratia (Ciências Biológicas) e professores dos respectivos cursos.