19/07/2023

Integrantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) do UGB-FERP participaram, de 12 a 16 de julho, do Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Brasília. O evento decidiu a nova diretoria da entidade e os rumos em defesa da educação nos próximos dois anos. A programação também contou com palestras e reuniu estudantes de todo o Brasil.

Para Alexia de Araújo Avelar, que representou a Atlética do curso de Psicologia, o evento foi bastante positivo. “Além de nós, outros estudantes do Sul Fluminense participaram. Compreender os debates e entender as demandas dos estudantes a nível nacional nos faz lutar por uma educação que contemple as necessidades dos estudantes, principalmente de universidade privada”, frisou Alexia.

Alexia ressaltou que desde a última gestão o DCE-UGB mantém uma excelente relação com a UNE. “Tanto que fomos reconhecidos pela mais nova presidente da entidade, Manuela Mirela, que ao nos encontrar nos deu um abraço e disse que estava feliz com a presença do DCE-UGB. Também pudemos trocar experiência com outros DCEs do Brasil, a fim de ampliar o diálogo. Ainda participamos da Conferência Panamericana de Saúde e do Encontro Nacional de Atléticas.

“Tudo isso só foi possível graças à atuação do DCE, que está sempre inserido na luta pelo direito dos estudantes e da educação. Voltamos com muita garra para construir uma instituição que seja cada vez mais acolhedora, que combata todas as formas de opressão, que invista cada vez mais em pesquisa e que escute os alunos e suas necessidades. Para nós, o movimento estudantil dentro do UGB se fortalece cada vez mais e o DCE-UGB se torna cada vez mais reconhecido dentro da UNE através do nosso legado”, salientou Alexia.

Também participaram do evento os alunos Helton Jhon da Paixão Nunes (Direito), Jean Victor de Oliveira Campos (Arquitetura e Urbanismo), Larissa Goulart da Costa (História), Luís Antônio Lima Neves Júnior (Arquitetura e Urbanismo) e Matheus de Sousa Carvalho (Engenharia Mecânica).