21/02/2019

Nos dias 20 e 21 foram realizadas as aulas inaugurais do curso de Direito do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP). No primeiro dia, os acadêmicos do curso noturno assistiram à palestra ministrada pelo defensor geral do Estado do Rio de Janeiro, Rodrigo Baptista Pacheco, que abordou o tema “Os Desafios da Defensoria Pública na Garantia do Acesso à Justiça”. No dia seguinte, o defensor público Dênis Oliveira Praça explanou sobre o tema “A (In) Eficácia do Pacote Anticrime do Ministério de Justiça. Ambas as palestras foram ministradas no Auditório Milton Carlos, no campus Volta Redonda.

Coordenador do curso de Direito, o professor Carlos Barbosa Ribeiro afirmou que as palestras trouxeram temas de alta importância aos alunos e para a comunidade, possibilitando ao púbico uma ampla reflexão. Para ele, o resultado das discussões para o meio acadêmico é extraordinário, diante do enriquecimento argumentativo e legal.

“Me alegra possibilitar esse ambiente aos alunos, ainda mais quando duas autoridades da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro se fazem presentes. O Dr. Rodrigo Pacheco, com muita propriedade, demonstrou o papel da Defensoria Pública e o acesso à Justiça, mostrando o que nós, professores, já lecionamos em sala de aula, em especial, a questão da advocacia preventiva e dos meios alternativos de composição de conflitos. Já a palestra do defensor Denis Praça revelou as críticas às propostas de mudança na legislação penal, elevando a discussão no meio acadêmico e permitindo que nossos alunos tenham argumentos para defenderem as teses que entenderem coerentes com a situação vivenciada no Brasil”, frisou Carlos.

AULA MAGNA COM O DEPUTADO ANTÔNIO FURTADO

As atividades do curso de Direito prosseguem na próxima semana. Na segunda-feira, dia 25, será realizada uma Aula Magna com o delegado e deputado federal Antônio Furtado, que abordará o tema “Segurança Pública”. O evento terá início às 18h30, no Auditório Milton Carlos, no campus Volta Redonda.

Já na terça-feira, dia 26, às 18h30, será a vez dos acadêmicos do campus Barra do Piraí assistirem à palestra a ser ministrada pelo defensor público Dênis Oliveira Praça. Assim como fez em Volta Redonda, lá ele também falará sobre o “A (In) Eficácia do Pacote Anticrime do Ministério de Justiça.