02/05/2023

Acadêmicos do curso de Direito do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP) assistiram na noite desta sexta-feira, dia 28, uma palestra ministrada pelo delegado da Polícia Federal Alexandre Saraiva. No evento, realizado no campus Volta Redonda, ele abordou o tema “Selva: Madeireiros, Garimpeiros e Corruptos na Amazônia Sem Lei”, mesmo nome do seu livro. Saraiva foi superintendente da PF em Roraima, Maranhão e Amazonas por dez anos e, atualmente, é titular na Delegacia de Volta Redonda. O evento contou a presença do coordenador do curso de Direito, João Paulo Guimarães, professores e comunidade acadêmica da região.

O evento foi um sucesso e, segundo João Paulo, trouxe para os acadêmicos do UGB-FERP a vasta experiência do delegado no comando de operações importantíssimas no combate ao desmatamento, garimpos ilegais e tráfico de animais silvestres que ocorrem nas regiões do Norte do país, mostrando uma realidade desconhecida por muitos.

“Com o lançamento do seu livro, ele estreita a realidade, às vezes tão distante, de acontecimentos no Brasil que nós, moradores do Sudeste, não temos acesso. A palestra foi conduzida de forma técnica, onde foram pontuados os problemas que acontecem há anos no Norte do país. E o que me surpreendeu foi que ele trouxe também as possíveis soluções, porém, como ficou claro, isso depende de investimentos, retidão e boa vontade dos políticos e agentes públicos”, afirmou o coordenador, destacando ainda a importância da palestra para os alunos.

“Academicamente, o lançamento de um livro dessa magnitude é muito importante, pois aproxima os estudantes da leitura, que nesses tempos está cada vez mais distante, bem como da necessidade de dedicação aos estudos, pois só assim eles conseguirão atingir seus objetivos”, completou João Paulo.