18/05/2023

Nesta quinta-feira, dia 18, comemora-se o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Para celebrar essa data importante, o curso de Psicologia promoveu duas atividades no campus Volta Redonda. A primeira foi uma mesa redonda, na noite de ontem, dia17, no Auditório Milton Carlos, quando profissionais da área debateram o tema “Avanços e Retrocessos na Política de Saúde Mental”, com as experiências das redes das cidades de Rio Claro, Barra Mansa, Volta Redonda e Barra do Piraí.

A outra atividade acontece no hall do Acesso A, com a exposição “Museu da Loucura”, o primeiro do gênero no País, que pretende promover reflexões sobre o tema, com uma abordagem desmistificadora, apresentando   a evolução na trajetória da Psiquiatria como especialidade médica a partir do século XIX e enfoca a instalação, em 1903, da primeira Instituição Psiquiátrica de Minas Gerais, conhecida nacionalmente como Hospital Colônia de Barbacena, apontando os caminhos e descaminhos percorridos ao longo da história.

A exposição conta com a participação dos estudantes que fizeram uma visita técnica ao museu explicando as fotos e   relatando suas vivências no contato com esse passado de triste memória para a saúde mental.

Coordenadora do curso de Psicologia, a professora Elizabeth Nair destacou a importância do debate sobre o tema. “O Movimento da Luta Antimanicomial faz lembrar que, como todo cidadão, essas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento, sem que para isso tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos”, afirmou.