14/03/2023

Na noite desta segunda-feira, dia 13, o curso de Administração realizou sua aula magna com a palestra “Economia Circular", ministrada pelo professor doutor Anderson de Oliveira Ribeiro. Segundo o coordenador Fábio Souza da Silva, o evento foi extremamente enriquecedor e relevante para os alunos a apresentação do tema abordado. “É de extrema importância para o mundo atual, uma vez que a economia linear, baseada na produção, consumo e descarte, tem gerado impactos ambientais cada vez mais significativos”, afirmou Fábio.

O conceito de economia circular se baseia na ideia de que os recursos naturais são limitados e devem ser usados de maneira mais eficiente, com o objetivo de minimizar a geração de resíduos e maximizar a vida útil dos produtos. Nesse modelo, os materiais e produtos são reutilizados, reparados e reciclados, criando um ciclo de produção sustentável.

Durante a palestra, o professor Anderson de Oliveira Ribeiro apresentou diversos exemplos de empresas que já adotaram práticas de economia circular, como a Phonebloks, que é um conceito de smartphone modular de código aberto. Além disso, o palestrante destacou a importância do papel das empresas na promoção da economia circular, mas ressaltou que a mudança deve partir de toda a sociedade, incluindo governos, consumidores e fornecedores. “A economia circular é uma oportunidade para a criação de novos modelos de negócio, que possam gerar lucro e ao mesmo tempo contribuir para a preservação do meio ambiente”, frisou Anderson.

Ao final da palestra, os alunos puderam refletir sobre a importância da adoção de práticas de economia circular em suas futuras carreiras como administradores e como essas práticas podem contribuir para a construção de um mundo mais sustentável e justo. “Os efeitos negativos do modelo linear já são perceptíveis em nossa sociedade e, portanto, a economia circular é um conjunto de ações e mudanças de pensamento que podem representar uma evolução natural do capitalismo, permitindo uma convivência integrada com a natureza”, finalizou Anderson.