24/05/2021

Em tempos de pandemia, o home office tornou-se uma prática comum entre os brasileiros. Além do trabalho, há também as aulas remotas, que foram adotadas pelas escolas. Esse novo modelo pode ser benéfico, no entanto, é preciso ficar atento. Uma postura incorreta em frente ao computador, por exemplo, pode ocasionar diversos problemas, como de ordem osteomioartucular e até mesmo vascular, podendo acometer principalmente as articulações do joelho, quadril e ombro, além da coluna como um todo, e dificuldade do retorno venoso.

O fisioterapeuta Rodrigo Peixoto dos Santos, que também é professor dos cursos de graduação e pós-graduação de Educação Física do UGB, explica que há vários outros males que podem assolar as pessoas que não atentam para a postura. “Desde cervicalgias, cervicobraquialgias, lombalgias, torcicolos, dores de cabeça, dores nos quadris e joelhos, dores musculares pela manutenção em posturas indevidas, parestesia causada por compressão, varizes e até desenvolvimento de hérnias”, ressalta.

Para Rodrigo, a principal iniciativa é a troca de posturas, pois nenhuma delas mantida por muito tempo é adequada. “A partir disso, o ideal é buscar posturas que respeitem as curvaturas fisiológicas da coluna e que não exerçam cargas demasiadas em articulações de trabalho, como ombro e joelhos. Uma dica importante é fazer pausas de 6 a 10 minutos a cada 60 ou 80 minutos de trabalho contínuo”, ensina

Exercícios físicos também podem ser um grande aliado para auxiliar de forma satisfatória as pessoas. “Vários exercícios podem auxiliar, como por exemplo, os alongamentos (se espreguiçar de pé e lançar suas mãos e braços ao alto). Alongamentos que tirem tensões das articulações de maior exigência no trabalho. Outra dica importante são as modalidades articulares (mover as articulações em suas possibilidades de rotação, flexão e extensão, a fim de ‘lubrificar’ as mesmas e propiciar uma rotina de trabalho menos estafante”, explica o professor.

Dicas importantes:

* trocar as posturas a cada hora de trabalho, se levantando e se "espreguiçando";

* evitar sentar comprimindo a parte posterior da coxa, elevando os pés num apoio a fim de desobstruir o fluxo de retorno das pernas;

* sempre se levantar, se hidratar e se alongar a cada 60 ou 80 minutos, a fim de melhorar sua produção e otimizar o sistema osteomioartucular e circulatório.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil