30/03/2022

Nesta segunda-feira, dia 28, o UGB-FERP iniciou as aulas do curso básico de Libras, em parceria com a Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. O evento foi realizado no campus Aterrado e contou com a presença da pró-reitora de Assuntos Acadêmicos, Elisa Alcantara.

As aulas são realizadas durante toda a semana. Os estudantes serão divididos em cinco turmas, sendo que três terão aulas no período da tarde e duas pela manhã. O curso, que é gratuito, terá duração de cinco meses e é ministrado pelos professores João Paulo de Araújo Delgado e Juliene Cristina de Oliveira Brizola, sob a coordenação de Eliete Vasques.

Ao portal da prefeitura, Eliete afirmou que a divulgação da língua de sinais na sociedade vai tornar as pessoas surdas realmente inseridas em todos os contextos sociais. “O acesso da pessoa surda ao mercado de trabalho, por exemplo, embora represente um grande avanço, não garante que, neste ambiente, estejam garantidas todas as condições necessárias à sua plena participação nas atividades. Acredito que o curso de Libras vai colaborar com a mudança deste cenário”, disse.

Elisa Alcantara deu boas-vindas aos alunos e professores e destacou a importância do curso tanto para os funcionários da instituição quanto para o público externo.