19/08/2021

O UGB-FERP realizou na noite desta terça-feira, dia 17, no Auditório Sylvio Shad, no campus Volta Redonda, a aula inaugural do curso de Administração para alunos portadores de deficiência. O Projeto Diploma Cidadão foi implantado por meio de um convênio entre a Prefeitura e o Centro Universitário, com o objetivo de oferecer a esse público a oportunidade de acesso ao ensino superior.

A turma é formada por 30 alunos, entre eles portadores de deficiência física, auditiva ou com baixa visão. Além dos professores, dois intérpretes de Libras auxiliarão aos alunos em sala de aula. A duração do curso é de quatro anos.

Para o reitor do UGB-FERP, Dr. Geraldo Di Biase Filho, esse é um projeto de enorme cunho social. “Inédito, inovador, não existe nada semelhante no Brasil. Dá uma oportunidade para as pessoas portadoras de deficiência. Estamos treinando vários professores, fizemos um projeto a partir da nossa Pró-reitoria Acadêmica, com uma matriz especial para esses alunos, que requerem um tratamento, um ensino muito diferenciado. Tenho certeza que vai ser um projeto maravilhoso e servirá de exemplo para todo o Brasil”, frisou.

O prefeito Antonio Francisco Neto também reforçou a importância do projeto e a parceria com a instituição. “O que está acontecendo hoje aqui é inédito nesse País e temos que agradecer muito essa parceria com o UGB, que acreditou nesse projeto. Volta Redonda já devia muito a eles, por ter sempre acreditado no nosso município. E mais uma vez, numa parceria inédita, vamos atender a trinta pessoas, que daqui a quatro anos estarão formadas e trabalhando. Isso vai ficar marcado na vida deles, com certeza”, afirmou Neto.

Um dos alunos da turma, Matheus Pires Moreira, 28 anos, morador do bairro Caieiras, comemorou a iniciativa. “Vai ser muito bom. Era isso que eu sempre quis, que é fazer uma faculdade de Administração. Estou muito animado com essa oportunidade que nos foi dada”, frisou.

O evento contou ainda com a presença do pró-reitor Administrativo, Osvaldir Denadai, da pró-reitora de Assuntos Acadêmicos, Elisa Alcantara, do pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Dr. Francisco Sampaio, do secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Pastor Washington Uchôa, da coordenadora do projeto e intérprete de Libras, Eliete Guimarães Vasques, do assessor especial da prefeitura, Deley de Oliveira, além de diretores, coordenadores de curso e professores.