20/07/2021

A pandemia forçou muitos empresários, comerciantes e empreendedores a mudar suas estratégias e muitos focaram nas vendas on-line. Para seguir esse caminho, principalmente aqueles que não estavam habituados a esse tipo de vendas, foi preciso adaptação. E rápido. Segundo a professora Luciana Merçon, coordenadora do curso de Administração, as pessoas vivem em uma época de mudanças, em que a tecnologia invade e transforma a maneira de viver, inclusive no cenário comercial.

“Desde que surgiram os e-commerces, o ato de comprar um produto trouxe novas experiências para o consumidor, assim como desafios, vantagens e desvantagens para os empreendedores como também a mudança cultural para todos os envolvidos: empreendedores (na gestão e investimentos), funcionários (adaptação na modalidade de trabalho) e cliente (nas opções e formas de comprar)”, afirma.

         Para muitos empresários, o comércio virtual pode significar redução de custos, principalmente de pessoal, mas é preciso muito cuidado para que a estratégia não sofra um revés.  “A redução de custos, bem com a boa gestão dos investimentos, são excelentes vantagens para qualquer empresa, porém, reduzir funcionários nem sempre é uma vantagem para as empresas, pois pode impactar na qualidade e nos resultados de entrega do produto/serviço e em alguns casos o funcionário ‘X’ é o capital intelectual diferenciado desta empresa”, ensina Luciana.

         De acordo com a professora, mesmo no pós-pandemia, o comércio on-line veio para ficar. “Quem não está online simplesmente não existe. Uma estratégia digital bem planejada contribui para alavancar uma empresa que esteja estagnada, para uma evolução para outro nível e contribui para a sua sustentabilidade em tempos tecnológicos”, ressalta.

         Luciana salienta, porém, que tanto as vendas virtuais quanto as com espaço físico têm suas vantagens e desvantagens na linha de trabalho e estrutura de um empreendimento, portanto, o empresário precisa estar atento a tudo.

 

 

LOJA FÍSICA

 

Desvantagens

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Custos (aluguel ou compra de um ponto de venda e despesas referentes para que um local físico precise funcionar, contas de água, luz e segurança), contratação de funcionários etc.

 

Localização com o perfil para os produtos e serviços que são comercializados.

 

Disponibilidade de funcionamento em horários fixos e não flexíveis, mas quando há flexibilidade requer pagamento por horas extras, insalubridades e periculosidades aos funcionários.

 

Vantagens 

 

Atendimento presencial e personalizado.

 

Sem custo de frete em caso de produtos.

 

Experiência, pois permite o cliente experimentar o produto ou até mesmo a simulação de um serviço.

 

Segurança para o consumidor, pois ele tem um local físico para reclamações, trocas, elogios e interação com a empresa.

 

LOJA VIRTUAL

 

Desvantagens

 

Atendimento por ter um contato virtual site e/ou telefônico e às vezes apenas com opções de escolha: digite “1” para ...; digite “2” para....

 

A não experiência de tocar ou provar o produto, daí a importância de ter um site com fotos, descrição dos produtos e informações gerais disponíveis.

 

Atrasos e danos na entrega, causando insatisfação no cliente.

 

Sistema antifraude em sistemas para garantir segurança nas transações, evitando compras fraudulentas na loja virtual.

 

Vantagens

 

Baixo custo. Os gastos com um e-commerce são bem menores do que de uma loja física, mesmo que existam gastos com a plataforma, com marketing digital, entrega e embalagem dos produtos e custos menores.

 

Disponibilidade sem restrição de horário.

 

Praticidade na compra, sem enfrentar trânsito ou vendedores insistentes, além da enorme variedade de produtos disponíveis em apenas alguns cliques.

 

Acessibilidade, pois pode comprar de qualquer lugar e pedir para entregar no endereço que desejar.

 

Detalhes, pois os sites tendem a ter mais informações sobre os produtos, o que facilita na decisão de compra.

 

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil