18/06/2019

Os Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Nova Iguaçu e o curso de Engenharia Civil do UGB-FERP, do campus Nova Iguaçu, desenvolveram um projeto piloto denominado “University For Community” – UFC. Participaram deste projeto sete grupos de alunos do 1º período de Engenharia Civil, desenvolvendo trabalhos baseados nos seguintes pilares: Engenharia, Comunidade, Sustentabilidade e Meio Ambiente.

Os temas vencedores foram Horta Suspensa e Elaboração de uma Sala Multidisciplinar para Reforço Estudantil. Também foram abordados os seguintes temas: A orientação profissional na Educação: A importância das profissões para o próximo e para o Meio Ambiente; Tijolo Ecológico; Gestão de Resíduos Sólidos na Baixada Fluminense; Estação de Tratamento de Esgotos (ETE); e O Mundo Verde da Sustentabilidade.

No dia 8 de junho foi feita a apresentação dos trabalhos para avaliação de uma Banca Examinadora, composta por engenheiros egressos do UGB e pelo coordenador do curso de Engenharia Civil.

O professor orientador Genasil e a presidente dos ESF Núcleo Nova Iguaçu, Vera Motta, não mediram esforços para atendimento aos alunos. Também deve ser destacada a atuação dos voluntários dos ESF, como tutores dos grupos.

O coordenador Guilherme destacou o ganho que as comunidades tiveram com estas atividades e informou que no próximo semestre o projeto será estendido aos demais períodos.