10/06/2022

O Colégio de Aplicação (CAP) do UGB-FERP promoveu na manhã desta sexta-feira, dia 10, um Café Literário com alunos do 7º ano. O evento, realizado no Auditório Sylvio Shad, no campus Volta Redonda, contou com a participação do escritor Júlio Emílio Braz.

O CAP tem como uma de suas propostas pedagógicas estimular o hábito da leitura e escrita dos educandos. Para que ocorra de forma significativa e sistematizada, são listadas oito obras literárias, à escolha do professor de Português, sendo divididas em duas obras por bimestre.

No primeiro bimestre de 2022, a escolha de um dos livros do 7° ano foi do autor brasileiro Júlio Emílio Braz, intitulado "Só entre nós ", em que os dois personagens principais se conhecem através de correspondências e tecem uma linda história de amor e amizade.

A leitura da obra foi feita em sala de forma coletiva, podendo oportunizar ao aluno momentos de troca em que pôde perceber como é importante a entonação, pontuação, performance de oratória narrativa, dentre outras habilidades.

Como culminância, a professora de Língua Portuguesa, Carine Ribeiro, com o apoio da professora de Oficina de Textos Caroline Ribeiro, propuseram uma atividade prática em que os alunos dos 7° ano escrevessem cartas de forma anônima para colaboradores do UGB e estes, também de forma anônima, correspondessem a esses estudantes. Caixas de correio foram disponibilizadas na entrada da Instituição, no acesso B.

A rotatividade das cartas teve a duração de quatro semanas e, ao final, foi realizado um café para que eles pudessem conhecer os respectivos correspondentes e conhecer uns aos outros pessoalmente.

"A primeira semana rendeu lágrimas e muita emoção nos alunos. Eles se sentiram queridos e muito importantes por receberem de outras pessoas demonstração de carinho. A escrita de cartas é uma prática que as novas gerações desconhecem por substituir, em sua maioria, o papel por uma tela de computador ou celular. Talvez seja esse o motivo de tanto entusiasmo”, relatou a professora Carine Ribeiro.

Ao final do evento, Júlio Emílio Braz falou sobre a emoção de voltar ao CAP e interagir com os alunos. “Voltar a um lugar onde você foi tão bem recebido anos atrás é fantástico, ainda mais encontrar pessoas que na época eram alunos e hoje são professores, coordenadores e diretora. É uma coisa linda. Um dos aspectos dessa coisa de escrever para crianças e adolescentes é a possibilidade de um contato extremamente íntimo e produtivo até para quem escreve para eles. É poder estar com o alunado, conversar, sentir o que eles acharam da obra, a visão de mundo. Isso é fantástico e eu só posso agradecer por ter retornado aqui mais uma vez”, finalizou o escritor.