06/03/2024

Especialista em Inteligência Artificial (IA), o professor de MBA da Fundação Getúlio Vargas (FGV), João Ricardo Matta, ministrou na noite desta quarta-feira, dia 6, uma palestra no campus Volta Redonda, com o tema “Inteligência Artificial e Metaverso: Construindo Novas Sociedades Digitais”. O evento, que aconteceu no Auditório Milton Carlos, reuniu cerca de 400 alunos, dos cursos de Sistemas de Informação, Administração e Engenharias.  

Matta, que é sócio-diretor da Metaversando, a primeira agência digital do Brasil 100% dedicada ao metaverso e a Inteligência Artificial, falou sobre o fascinante mundo do metaverso e da Inteligência Artificial e suas aplicações no contexto corporativo. Ele também elogiou a receptividade e o interesso do público pelo tema.

“Muito legal a oportunidade de vir ao UGB-FERP e trocar essa ideia com os alunos, de ver o auditório lotado de muitos jovens. Isso mostra a força da tecnologia, a importância de o jovem estar estudando, se formando e se atualizando. Acho que quando a gente fala de metaverso e inteligência artificial, está dialogando com o futuro. E não tem futuro sem educação e sem estudo. E imaginar que esses jovens vão estar daqui a uns poucos anos dirigindo o nosso país. Que tudo dê certo”, ressaltou o professor.  

Aluno do 1º período do curso de Sistemas de Informação, Gabriel Pereira Mendonça da Silva, 20 anos, falou sobre a experiência de conhecer mais sobre o assunto. “Gostei muito da palestra, especialmente porque pretendo seguir carreira nessa área de IA, que está crescendo muito. Só aumentou minha vontade de estudar, de querer mais. Essa palestra transmitiu conhecimento e me deu ainda mais vontade de aprender sobre o tema”, afirmou o jovem.

Como forma de maximizar a experiência da palestra, a Metaversando IA desenvolveu um game personalizado com a marca UGB-FERP para que os alunos possam experenciar o ambiente virtual por meio de um equipamento de realidade virtual, que estará disponível no hall do Acesso A até sexta-feira, dia 08.