21/09/2017

O espetáculo "A Lenda da Pedra Sonora" encantou o público no dia 21 de setembro, no teatro do Centro Cultural Aracy Carvalho Di Biase, no campus Barra do Piraí. O espetáculo, que teve duas apresentações, faz parte da programação comemorativa dos 50 anos do UGB-FERP.

O espetáculo é multicultural e segue um enredo baseado na Lenda da Pedra Sonora oriunda dos povos indígenas tradicionais da região das Agulhas Negras. Com uma narrativa própria, escrita na forma de cordel, conta-se a saga de um índio puri, que sofre uma flechada dos seus rivais, coroados, ao disputar um espaço de terra na Serra da Mantiqueira. Mitos afro brasileiros foram incorEorados ao enredo, num provocativo hibridismo, mostrando a rica mistura étnica cultural que é o povo brasileiro.

O espetáculo incluiu apresentações performáticas e musicais de maracatu de baque virado, maculelê, capoeira, ijexá, samba de coco, ciranda, músicas de matriz africana, com predominância de músicas autorais. É, deste modo, um convite a refletir sobre o sofrimento e glória que os povos antepassados de origem negra e indígena viveram ao longo da história e, também, a preservação da Serra da Mantiqueira e suas águas.

Além de alunos de diversas escolas do município e o público em geral, o evento contou também com a presença do pró-reitor Administrativo, Osvaldir Denadai, da pró-reitora de Assuntos Acadêmicos, Elisa Alcantara, do pró-reitor da PROPPEX (Pró-Reitoria de Pós-
Graduação, Pesquisa e Extensão), Francisco Sampaio, e o reitor Dr. Geraldo Di Biase Filho.