05/07/2021

Ex-aluno do curso de Matemática, o professor Marcos Paulo Henrique publicou recentemente um livro com o título “Smartphone com toques da Educação Matemática: mãos que pensam, inovam, ensinam, aprendem e pesquisam” (Editora CRV). A publicação, escrita em parceria com Marcelo Bairral (professor da UFRRJ), é uma coleção de textos que dialogam entre si e reúnem pesquisadores/educadores matemáticos experientes e novatos na apresentação de aspectos e temas inéditos na implementação de tarefas matemáticas para abordagem de conceitos matemáticos, tanto no nível básico quanto no superior, por meio de dispositivos móveis.

“Além do trabalho de organização eu também apresentei um capítulo, fruto da minha prática e das minhas pesquisas de mestrado e doutorado, na qual discuti estratégias, aplicativos e tarefas matemáticas, o que pode orientar e inspirar professores interessados em inovar em suas práticas”, explica Marcos Paulo.

Professor da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e da rede privada, Marcos Paulo também é mestre e doutor pela UFRRJ. Para ele, o UGB foi fundamental em sua carreira profissional, pois representa o início da sua caminhada.

“Foi durante a graduação que vivenciei algumas das experiências mais importantes à docência. O desafio que é educar e a compressão que a aprendizagem é um processo subjetivo foi me possibilitado por meio de reflexões em sala de aula e na participação de um projeto extensivo à comunidade. Destaco, ainda, que foi durante esse período, em boa parte pelo contato com um currículo contemporâneo e inovador, que algumas das ideais que desenvolvi posteriormente no mestrado e no doutorado ganharam corpo”, ressaltou o professor.