30/06/2021

O ex-aluno do UGB-FERP Yuri Sibucks foi selecionado para um dos mais concorridos cursos de mestrado dos Estados Unidos. A partir de agosto, ele, que concluiu o curso de Letras em 2019, estudará na Syracuse University, na cidade de Syracuse, estado de Nova York. Será um mestrado em Linguística com foco em Aquisição de Linguagem e ensino de idiomas. A duração do curso é de dois anos.

Yuri conta que a seleção para estudos nos Estados Unidos é bem diferente do Brasil, mas foi inteiramente online. Segundo ele, o número de candidatos e vagas não foi divulgado, mas afirma que conseguiu 100% de bolsa com uma vaga denominada Teaching Assistantship - que é uma espécie de monitoria, porém com mais responsabilidades. “Essa vaga, além de cobrir todo custo dos estudos, me paga um estipêndio mensal para eu me manter lá. O número exato de vagas não é liberado, mas são pouquíssimas vagas como essa que fui selecionado, que cobre tudo”, explica.

De acordo com o egresso, o UGB contribuiu grandemente para o seu sucesso, pois foi na instituição que vivenciou experiências formativas para sua vida acadêmica, tais como o Programa de Residência Pedagógica, Programas de Iniciação Científica, além de também atuar como monitor. “Tais experiências são grandemente valorizadas pelas universidades americanas e ter todas elas em meu currículo me fez um candidato competitivo. Todas as experiências citadas eu vivi no UGB”, ressalta.

Yuri também exaltou o apoio recebido de professores, principalmente Juliana Nespoli e Simone Medeiros, que foram de enorme contribuição ao escreverem cartas de recomendação, que são exigidas pelas universidades americanas.

“Também contei com o apoio da minha preceptora do Programa de Residência Pedagógica, professora Sandra Sarlo, que também escreveu uma recomendação. Não posso deixar de mencionar todo apoio do professor Alexandre Batista. E, claro, da pró-reitora Elisa Alcantara, que dava todo suporte nas monitorias. Portanto, o currículo que construí com as experiências do UGB foi fundamental para essa conquista”, salienta.

Agora, Yuri vive a expectativa para esse novo desafio. “Minha expectativa é de um enorme crescimento pessoal e profissional. Além disso, como sou professor de inglês, estudar linguística e desenvolver pesquisas relacionadas ao ensino de inglês em um país falante de inglês, será de enorme contribuição para minha formação”, finaliza.